Bolsas de pós-graduação terão aumento

As bolsas de mestrado e doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCT) serão reajustadas em 10%, ainda este ano. O anúncio foi feito pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Resende, e pelo secretário de Educação Superior (SESu/MEC), Nelson Maculan, na abertura da 58ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). A cerimônia foi realizada domingo, 16, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis.

Segundo o ministro Sérgio Resende, o Brasil vai formar mais de dez mil doutores em 2006. Ele destacou a participação dos empresários no incentivo à pesquisa nacional e lembrou que o tema da reunião da SBPC este ano é SBPC&T - Semeando Interdisciplinaridade. Para Resende, só agora o Brasil dá início a uma cultura de inovação e também a uma integração entre as agências e órgãos federais, que dispõem de uma estratégia de ciência e tecnologia. Nelson Maculan ressaltou o papel da UFSC na região Sul e afirmou que uma educação superior de qualidade está ligada à pesquisa e à extensão de excelência.

O presidente da SBPC, Enio Candotti, manifestou preocupação com o grande número de leis existentes no Brasil. "Não haverá desenvolvimento científico em nosso país, se continuarem a vigorar todas essas leis. Ou reformulamos as leis ou morreremos asfixiados por elas", disse.

Homenagens

Durante a cerimônia de abertura da SBPC, a pesquisadora e cientista Glaci Zancan, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que exerceu a presidência da sociedade entre 1999 e 2003, foi homenageada pela comunidade científica. Outro homenageado foi o professor Caspar Erich Stemmer, ex-reitor da UFSC. Também participaram da cerimônia de abertura as ministras do Meio Ambiente, Marina Silva, e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéa Freire, o presidente da Capes, Jorge Guimarães, o reitor da UFSC, Lúcio José Botelho, e o reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Anselmo de Moraes.

O encontro prossegue até sexta-feira, 21, no campus da UFSC, com palestras, debates e simpósios, além de uma série de eventos artísticos voltados para a promoção da cultura regional.

Data: 18/07/2006