topo_cabecalho
Argentinos, brasileiros e uruguaios querem concretizar, ampliar e acelerar cooperação científica, a partir do acordo atingido na Reunião de Buenos Aires/2006

Eles consideram prioridades: promover em Montevidéu em 2007 a quarta reunião Ciência, Tecnologia e Sociedade; divulgar as oportunidades de projetos de cooperação científica Brasil-Argentina entre as sociedades científicas do país; examinar a inclusão de programas de apoio a estágios de curta duração; e fomentar a criação de escolas latino-americanas de formação

Encontro Aberto sobre a Cooperação Científica Brasil-Argentina-Uruguai aqui na Reunião Anual da SBPC, contou com a participação de Alberto Baldi, presidente da Associação Argentina para o Progresso da Ciência (AAPC), Aníbal Gatone, da Ciência Hoy, na Argentina, e Gonzalo Pou, da Sociedade Uruguaia para o Progresso da Ciencia e Tecnologia.

Do lado brasileiro participaram Everton F. Lucero, chefe da Divisão de C&T do Ministério de Relações Exteriores, e Otávio Velho, representante do Ministério de C&T, bem como membros da diretoria da SBPC, Ennio Candotti, presidente, Dora Fix Ventura e Celso Mello, vice-presidentes, e Peter Mann Toledo, tesoureiro.

Dora Fix Ventura, coordenadora do encontro, descreveu a motivação das reuniões Ciência, Tecnologia e Sociedade realizadas em 2004 e 2006 na Argentina e 2005 no Uruguai, como recuperação das relações científicas entre pesquisadores desses países, fortes nos anos 60 e 70, mas interrompidas pelos longos anos de dificuldades políticas.

A terceira reunião, realizada em junho passado em Buenos Aires, abordou temas capitais, como saúde, energia, ciências sociais, metrologia, nanotecnologia, desenho industrial, radioastronomia, divulgação cientifica, biodiversidade, clima, oceanografia, água, tecnologias de informação e comunicação e agricultura.

E fechou com chave de ouro, graças à decisão da Secretaria de C&T do Ministério da Educação e C&T da Argentina e do Ministério de C&T do Brasil de cada país investir US$ 1 milhão num programa de cooperação cientifica, com edital a ser lançado ainda neste ano.

Como resultado das três reuniões já promovidas foram criados centros bilaterais como os de Nanotecnologia, de Inclusão Social e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), e estão em planejamento outros centros nas áreas temáticas.

O Encontro Aberto desta segunda-feira buscou, de um lado, divulgar os frutos das reuniões e, de outro, planejar as próximas atividades.


Data: 18/07/2006