topo_cabecalho
BNDES pode financiar varejo para TV digital

Modelo seria o mesmo utilizado no PC para Todos e linhas de crédito devem incluir até o desenvolvimento de software e aplicativos

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) poderá financiar "a cadeia toda de TV digital", disse ao Estado a gerente do Departamento de Indústria Eletrônica da instituição, Irecê Fraga Kauss Loureiro.

O BNDES pretende apoiar não apenas investimentos para fabricação no País de produtos como partes e peças, aparelhos de TV digital e caixas conversoras de sinal digital e analógico, mas também serviços, inclusive de pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e software. A inovação é uma das prioridades do banco.

Há possibilidade até de financiamento do comércio das caixas conversoras do sinal de TV.

Nesse caso, pode seguir o modelo do programa PC para Todos, onde o financiamento é dado pelo BNDES ao comércio varejista com o objetivo de facilitar o acesso da população ao computador. Com ele, as lojas criam seus próprios financiamentos ao consumidor.

O PC para Todos, porém, é específico para computadores e não pode ser usado para TV digital. Outras linhas de crédito do banco federal provavelmente poderão ser usadas para TV digital sem que tenham de ser modificadas.

Para avaliar questões como estas, o BNDES está montando um grupo de trabalho para TV digital. Com representantes de vários departamentos, o grupo tem prazo de três meses para concluir se as linhas de crédito que o Banco oferece são suficientes ou não para atender ao setor.

O BNDES já aprovou R$ 100 milhões em créditos do programa PC para Todos. As condições para os comerciantes são tão melhores quanto menores forem as taxas de juros e maiores os prazos aos consumidores.

O chefe de departamento de Financiamento a Máquinas e equipamentos do BNDES, Cláudio Leal, avalia que o valor já aprovado é alto, considerando que o programa foi lançado este ano e previa um total de R$ 300 milhões.

"Já foi um terço do orçamento", disse Leal.


Data: 17/07/2006