topo_cabecalho
Robô Saci será apresentado pela Finep na Reunião da SBPC

Lançamento oficial da nova versão do robô será no dia 17 de julho, às 15h30, no estande da Finep na ExpoT&C

A nova versão do robô Saci - Sistema de Apoio ao Combate a Incidentes; uma centrífuga para extração de mel capaz de preservar o sabor, a espessura e o aroma do produto; e um processo de padronização genética de mudas de helicônias, que aumenta em 30% a produtividade da planta.

Esses são apenas alguns dos destaques no universo de 14 projetos que estarão em exposição no estande da Finep durante a Reunião Anual da SBPC, em Santa Catarina.

Os projetos poderão ser visitados pelo público de 17 a 21 de julho no espaço da Finep na ExpoT&C - exposição de ciência, tecnologia e inovação, que acontece paralelamente à SBPC.

No dia 17 de julho, das 15h30 às 16h, o diretor técnico da Armtec Tecnologia em Robótica, Roberto Macêdo, lança oficialmente, no estande da Finep, a terceira versão do robô nacional de combate a incidentes – Saci 2.0.

A nova tecnologia será utilizada em projetos de irrigação, principalmente para a aplicação de pesticidas, em locais de difícil acesso e que representem risco para a ação do homem.

Em sua versão original, o robô Saci é usado no combate a incêndios em áreas em que os bombeiros não podem alcançar. O modelo brasileiro apresentou inúmeras vantagens em relação aos similares existentes no mercado mundial.

Além de lançar jatos com até 4.200 litros de água por minuto, o que representa potência 21 vezes maior, ele suporta 100ºC a mais nos circuitos e pode girar em 360 graus.

O robô Saci foi o vencedor do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica na Etapa Nordeste no ano passado. Os outros 13 projetos que estarão expostos no estande da Finep também foram vencedores do Prêmio, que em seus oito anos de existência já premiou mais de 100 empresas.


Data: 17/07/2006