CNPq leva inovação tecnológica para a Reunião da SBPC

Entre os trabalhos apresentados estão o Projeto Desenvolvimento da Mecanização do Processamento de Mexilhões, do Programa Institutos do Milênio, e o Projeto Termodermatoscopia no Auxílio ao Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Pele, do Programa RHAE-Inovação

O CNPq, uma das principais agências de fomento à pesquisa entre os países em desenvolvimento, está levando para a 58ª Reunião Anual da SBPC projetos de inovação tecnológica nas áreas de saúde e social.

Entre conferências, simpósios, workshops, mesas-redondas, apresentações de trabalhos, projetos e outras atividades, a 58ª Reunião Anual estará trabalhando o tema central SBPC&T Semeando Interdisciplinaridade, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O stand de projetos do CNPq ficará localizado no ExpoT&C, área para exposição de ciência e tecnologia distribuída entre os ginásios dos Centros de Desportos da UFSC.

Os trabalhos apresentados serão o Projeto Desenvolvimento da Mecanização do Processamento de Mexilhões, do Programa Institutos do Milênio, e o Projeto Termodermatoscopia no Auxílio ao Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Pele, do Programa RHAE-Inovação.

Também serão apresentados os resultados das atividades do Subprograma de Ciência e Tecnologia (SPC&T), ligado ao Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7), além de uma exposição do Programa Antártico Brasileiro (Proantar) e o Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas.

Prêmios e palestras

Durante a abertura da Reunião Anual, o CNPq irá entregar dois prêmios, concedidos pela agência como reconhecimento àqueles que se dedicam à produção e difusão do conhecimento científico e incentivam o progresso da ciência e tecnologia no país.

O 26º Prêmio José Reis de Divulgação Científica 2006 vai para Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), representado por Ricardo Osório Galvão, diretor da instituição, e o Prêmio Érico Vannucci 2006 para Vilson Caetano de Sousa Júnior, do Centro de Estudos das Populações Afro Indígenas Americanas da Universidade do Estado da Bahia.

Os contemplados com as premiações do CNPq também palestram sobre o tema de seus trabalhos durante a SBPC. Além dos ganhadores dos prêmios de 2006, irão realizar apresentações os primeiros colocados da edição 2005 do Prêmio Jovem Cientista e do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica.

Projetos de Tecnologia e Inovação

Uma iniciativa pioneira no país, de uma equipe de pesquisadores do Grupo de Pesquisa de Gestão do Desenvolvimento de Produto, do Instituto Fábrica do Milênio, criou o Projeto Desenvolvimento da Mecanização do Processamento de Mexilhões, que está produzindo uma linha de quatro equipamentos para auxiliar as atividades da maricultura em Santa Catarina.

Os pesquisadores estarão mostrando na SBPC o equipamento Sistema de Limpeza e Classificação de Ostras, criado para reduzir esforços e melhorar as condições de trabalho dos maricultores, tornando-o mais seguro e melhorando sua qualidade.

Outro projeto é o Termodermatoscopia no Auxílio ao Diagnóstico e Prevenção do Câncer de Pele, selecionado dentro do Programa de Recursos Humanos para Atividades Estratégicas em Apoio à Inovação Tecnológica (RHAE-Inovação).

As pesquisas estudam a criação de um aparelho, semelhante ao dermatoscópio para registrar imagens termográficas da pele, mostrando a variação de temperatura dos melanomas.

Mostra de atividades dos Programas do CNPq

Além das apresentações dos projetos no stand do CNPq, pesquisadores e público em geral podem obter informações dos programas e mecanismos de apoio coordenados pela agência.

Um dos programas será o Subprograma de Ciência e Tecnologia (SPC&T), integrante do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil (PPG7).

O Subprograma trabalha para promover a geração e disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos relevantes à conservação e ao desenvolvimento sustentável da Região Amazônica no Brasil.

Seus pesquisadores irão mostrar os componentes que estruturam a Fase II do SPC&T. Essa nova Fase, coordenada pelo CNPq, tem previsão de duração até 2008.

Também serão apresentados resultados de estudos realizados na Estação Científica do Arquipélago de São Pedro e SP (ASPSP), por pesquisadores do Proantar e do Programa Arquipélago e Ilhas Oceânicas.

O ASPSP está localizado mil quilômetros a nordeste de Natal (RN), em uma posição estratégica que permite condições únicas para realização de pesquisas em diversos ramos, como geociência, engenharia de pesca, taxonomia de diferentes grupos zoológicos, diversidade biológica, comportamento animal e oceanografia química e física, entre outras.

Data: 17/07/2006