Toda a genialidade de Santos-Dumont na SBPC

A criatividade e o conhecimento do inventor estarão em destaque nas exposições que os institutos vinculados ao MCT programaram para a 58ª Reunião da SBPC, que abre neste domingo, em Florianópolis

O Instituto Nacional de Tecnologia (INT) levará ao público a mostra Quatro Criações de Santos-Dumont, com modelos tridimensionais do 14-bis, do Demoiselle, do Aeroplano 15, e de um hidroplanador.

Os objetos, em escala de 1 para 10, foram desenvolvidos no Laboratório de Modelos Tridimensionais da Divisão de Desenho Industrial, com todos os detalhes dos aparelhos construídos pelo inventor do avião.

Documentos e imagens do acervo pessoal de Santos-Dumont estarão presentes em painéis na mostra programada pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast), instituição que está organizando e restaurando o material, doado pela família do cientista à Aeronáutica.

Os visitantes também poderão conferir as etapas de restauração deste acervo, expostas em vitrines montadas pelo Mast.

O Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) vai revelar, por meio de experiências interativas, porque o avião se equilibra no ar e, assim, demonstrar que foi o conhecimento das leis da física que permitiram a Santos-Dumont construir objetos mais pesados que o ar com a capacidade de se equilibrar no espaço e voar.

O Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) se uniram para realizar uma série de 10 videoconferências abertas ao público durante a reunião da SBPC, dentre as quais se destaca a do pesquisador Henrique Lins de Barros, intitulada Santos-Dumont e a invenção do avião.

Data: 17/07/2006