Ministros prestigiam abertura da 58a Reunião Anual da SBPC em Florianópolis

Sergio Rezende, da C&T, Marina Silva, do Meio Ambiente, e Nilcéa Freire, da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, ressaltam a importância de se manter o diálogo franco entre o governo e a comunidade científica

O Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina foi palco, neste domingo, da cerimônia de abertura da 58a. Reunião Anual da SBPC, realizada pela primeira vez na capital catarinense.

Diante de auditório lotado, representantes do governo, autoridades locais e membros da comunidade científica deram as boas vindas e destacaram o papel fundamental da ciência para o desenvolvimento do país.

O MCT e o MEC, representado pelo secretário de Educação Superior Nelson Maculan, aproveitaram a ocasião para confirmar o aumento de 10%, ainda este ano, nas bolsas de mestrado e doutorado concedidas por suas agências de fomento a educação e pesquisa. O anúncio havia sido feito em abril, durante as comemorações do aniversário de 55 anos do CNPq.

Para o ministro Sergio Rezende, que representou na solenidade o presidente Lula, um dos grandes méritos desta Reunião é colocar em foco a tecnologia e inovação e contar, pela primeira vez, com a participação dos empresários brasileiros que incentivam uma relação mais estreita entre a produção e a aplicação do conhecimento.

A presença deste setor estratégico na Reunião reflete, segundo Rezende, o novo quadro da CT&I brasileira, que tem como um dos eixos principais a Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (PITCE), lançada em março de 2004.

É possível um país sem sólida tradição tecnológica evoluir para um novo patamar, afirmou, após citar o economista Celso Furtado.

Ele comemorou a recente publicação do decreto que garantiu o orçamento de R$ 1,2 bilhão para o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), após luta de quase seis meses em busca da parcela retida na reserva de contingência.

Boas-vindas

O reitor da UFSC, Lucio José Botelho, pediu que todos se sentissem em casa;, dentro da Universidade que é pública e, portanto, deve ser de todos. Ele defendeu a importância de um Estado que pense a C&T de forma integrada, e disse que a presença dos ministros e demais representantes do governo na abertura indica que há uma vontade de que isso acontece.

Para o governador de SC, Eduardo Pinho Moreira, a SBPC deve retomar de forma mais contundente sua ação "cívica, política e institucional";, manifestada durante períodos como a ditadura militar, em que a entidade foi forte aliada da sociedade civil na oposição ao regime.

Ele destacou a posição de destaque da ciência no mundo atual. "O lugar central na sociedade pós-industrial já não é mais a fábrica onde se produzem bens, mas o laboratório científico, onde se desenvolvem novos saberes, novas informações, novas estéticas e novas patentes", avaliou.

Prêmios

Durante a solenidade, o ministro Sergio Rezende e o presidente do CNPq, Erney Camargo, entregaram o prêmio José Reis de Divulgação Científica para Ricardo Galvão, diretor do CBPF, instituição vencedora este ano.

O pesquisador baiano Vilson Caetano de Sousa Júnior recebeu o prêmio Érico Vannucci Mendes das mãos do presidente da SBPC, Ennio Candotti, e da viúva de Érico, Dirce Mendes.

Também receberam a premiação os vencedores do Prêmio Juventude: Solange Aparecida Corrêa (Ensino Médio), Adriana Maria Antunes de Souza (Graduação) e José Celso Pereira Cardoso Jr. (Pós-Graduação). Houve ainda o anúncio dos contemplados no Prêmio Jovem Cientista 2005.

Uma das três mulheres participantes da mesa de abertura, ao lado de 14 homens, a ministra Nilcéa Freire ressaltou o fato de boa parte dos premiados da noite serem mulheres, o que a seu ver reflete o aumento da presença feminina na ciência.

Ela expressou seu apreço em participar da Reunião, evento que ";espelha o vigor, persistência e resistência da ciência brasileira".

Cooperação

A ministra Marina Silva, companheira de Nilcéa no governo Lula, foi taxativa ao apontar a C&T e o conhecimento como essenciais para enfrentar o processo "avassalador"; de perda da biodiversidade brasileira.

Nesse sentido, ela considera bastante positivo o "diálogo franco e paterno"; travado pelo ministério com a SBPC. A parceria com o MCT para enfrentar problemas como o desmatamento da Amazônia, com o monitoramento das queimadas, é também motivo de comemoração.

Mas é preciso mais, avalia Marina Silva. "Precisamos de um olhar estratégico que pense as políticas públicas de forma continuada e estruturante", considera.

Homenagens

Glaci Zancan, professora emérita da UFPR e ex-presidente da SBPC, e Caspar Stemmer, ex-reitor da UFC, foram os homenageados da noite (leia nesta edição a íntegra dos discursos em homenagens a Glaci e Caspar).

Participaram ainda da solenidade Anselmo Fábio de Moraes, reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Bento Cury, titular da Secretaria Nacional de Juventude; Jorge Guimarães, presidente da Capes; Eduardo Moacir Krieger, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC); Odilon Marcuzzo do Canto, presidente da Finep; Mario Stendel, secretário regional da SBPC/SC; e Dario Elias Berger, prefeito de Florianópolis.

A Orquestra Sinfônica de Florianópolis encerrou a cerimônia.

Data: 17/07/2006