topo_cabecalho
Ministro da Educação representa o Brasil na reunião da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

O ministro da Educação, Fernando Haddad, representa o presidente da República na 6ª Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que ocorre na próxima segunda-feira, 17, em Bissau, capital da Guiné-Bissau, África. A conferência, que tem como tema central os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), celebra também os dez anos de criação da CPLP. A reunião será no Palace Hotel, das 11h30 às 18h, horário de Bissau.

Na agenda, os chefes de estado e de governo ou seus representantes devem aprovar uma série de declarações envolvendo compromissos em áreas como a educação, saúde e meio ambiente, além do orçamento do Instituto Internacional de Língua Portuguesa para este ano, bem como reafirmar os compromissos que deram origem à criação da comunidade em julho de 1996.

A maior parte da agenda será usada para avaliar o que foi alcançado pelos países em cada um dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que constituem compromissos assumidos por 191 estados-membros das Nações Unidas, em 1990, para serem alcançados até 2015.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são: erradicar a extrema pobreza e a fome; atingir o ensino básico universal; promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres; reduzir a mortalidade infantil; melhorar a saúde materna; combater o HIV/Aids, malária e outras doenças; garantir a sustentabilidade ambiental; e estabelecer parceria mundial para o desenvolvimento.

Estatuto

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa é constituída por cinco países da África - Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe -, além de Portugal, Brasil e Timor Leste. O estatuto da CPLP define três objetivos: a concertação político-diplomática entre seus membros; a cooperação econômica, social, cultural, jurídica e técnico-científica; e a promoção e difusão da língua portuguesa.


Data: 17/07/2006