topo_cabecalho
Empresa das Artes lança o livro Árvores da Amazônia - Brasil

Com patrocínio da Sotreq e apoio da Embrapa, a publicação traz descrições completas e fotografias inéditas de 55 espécies da maior floresta equatorial do planeta

Algumas curiosidades da flora amazônica: o pau-rosa é utilizado para a fabricação de perfume francês; a coccoloba tem impressionantes folhas de até 2,5 metros de comprimento; o táxi-preto vive no máximo 40 anos; a sumaúma atinge os 50 metros de altura.

O leitor encontra estas e outras informações no livro Árvores da Amazônia - Brasil, editado pela Editora Empresa das Artes e com o patrocínio da Sotreq.

O lançamento acontecerá no dia 20 de julho, em Manaus-AM, no Diamond Convention Center (Avenida do Turismo, 1.425, Tarumã).

O livro Árvores da Amazônia - Brasil, que contou com o apoio da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), traz descrições completas e fotografias de 55 espécies de árvores e palmeiras presentes nos nove Estados da Amazônia Legal.

As mais de 400 imagens da publicação são de Silvestre Silva, profissional com 20 anos de experiência em documentação fotográfica na área de botânica e autor dos livros Frutas Brasil Frutas, Frutas no Brasil, Flores do Alimento entre outros.

Os textos foram escritos pela mestre em ciências florestais Noemi Vianna Martins Leão, coordenadora do laboratório de sementes florestais da Embrapa - Amazônia Oriental.

Primeira obra do gênero, Árvores da Amazônia - Brasil apresenta imagens sempre acompanhadas de textos informativos baseados em referências científicas e culturais, concebidas a partir de larga pesquisa de campo e bibliográfica.

Cada espécie retratada é também acompanhada de uma sintética e completa ficha botânica, que torna os textos ainda mais precisos.

Outra função do livro é apresentar mais subsídios às discussões ambientais em torno da maior floresta equatorial do mundo.

Artigos de especialistas revelam olhares perspicazes da Floresta Amazônica, ressaltando a variedade de sua flora e fauna, o potencial hidrográfico, sua população indígena e cabocla e suas lendas e mitos.

O tema é fértil, fascinante e vital para a sustentabilidade da região. Mais do que destacar as belezas naturais, o livro alerta para a importância da preservação das florestas.

O fotógrafo Silvestre Silva, por exemplo, conseguiu um raro registro do beró, espécie que atinge até 40 metros de altura e está em processo de extinção, embora não conste na lista do programa Biota, relação oficial de espécies vulneráveis.

Mais informações no site: http://www.empresadasartes.com.br.


Data: 13/07/2006