topo_cabecalho
Vanuatu, onde vivem as pessoas mais felizes

País do Pacífico Sul lidera lista de um novo índice, o Happy Planet, criado por entidade britânica

De acordo com um novo índice, chamado Happy Planet Index (Índice do Planeta Feliz), criado e recém-publicado pela New Economics Foundation, entidade britânica dedicada a estudos econômicos fundada em 1986, o lugar mais feliz no planeta é Vanuatu, país localizado em uma ilha do Pacífico Sul.

O Brasil ocupa a 65ª posição no ranking, atrás dos vizinhos Argentina, Chile e Paraguai, e também de países como Bangladesh, Timor Leste e Usbequistão.

O índice foi criado para chamar a atenção para o fato de que não é necessário esgotar os recursos naturais da Terra para se ter uma vida relativamente longa e feliz.

A medida inovadora de progresso global criada pela New Economics Foundation em parceria com a organização Friends of the Earth leva em consideração três fatores: expectativa de vida, bem-estar e o nível dos danos ambientais causados em cada país.

Vanuatu ficou em primeiro lugar porque sua população está satisfeita com sua terra, vive até quase 70 anos e causa poucos danos ao planeta.

O Zimbábue ocupa a última posição na classificação. Guatemala, El Salvador, Honduras e Colômbia, países atingidos por recentes distúrbios internos, estão entre os dez primeiros, porque, segundo os responsáveis pelo índice, são países que danificam pouco o meio ambiente e sua população manifestou, comparativamente, um alto nível de satisfação com a vida.

O desempenho dos grandes países industrializados foi péssimo. O Japão ficou em 97º lugar, o Reino Unido está em 108º, pior do que Líbia, Gabão e Azerbaijão. Os EUA ocupam o 150º lugar e a Rússia, o 172º - um dos últimos lugares no levantamento, que analisou os dados de 178 países.

"Não espalhe isso para muita gente, por favor", foi a resposta de Marke Lowen, do jornal Vanuatu Online, à noticia de que Vanuatu ocupou o primeiro lugar do índice.

"As pessoas no geral são felizes porque se satisfazem com muito pouco", diz Lowen. "Não é uma sociedade impelida pelo consumo. A vida aqui tem a ver com a comunidade, a família e a boa vontade para com os outros. É um lugar onde você não se preocupa muito."

Vanuatu tem uma pequena população de apenas 200 mil pessoas que não são obrigadas a viver sob um marketing agressivo, já que a economia é essencialmente de subsistência.

Para Lowen, outros fatores promoveram o país, formado por 83 pequenas ilhas, ao primeiro lugar. "Muitas pessoas aqui vivem o dia-a-dia. As únicas coisas que tememos são os furacões ou terremotos ocasionais", diz o jornalista, acrescentando que as pessoas em Vanuatu consideram-se "guardiãs" da Terra.


Data: 13/07/2006