topo_cabecalho
Fortaleza reúne comunidade científica mundial em biologia computacional e bioinformática

O Brasil - e em especial Fortaleza - será, por mais de 10 dias, um pólo de intercâmbio e de concentração da competência e do avanço mundiais na área de biologia computacional. De 6 a 10 de agosto de 2006, será realizado o ISMB 2006 - The 14th Annual International Conference on Intelligent Systems for Molecular Biology ou XIV Congresso Internacional de Biologia Computacional

O evento acontecerá no Centro de Convenções do Ceará e vai reunir a comunidade científica mundial de especialistas em biologia computacional e bioinformática, para a divulgação dos principais avanços na área, incluindo análise de seqüências genômicas e proteicas, desenvolvimento da genômica, proteomas, base de dados, bioinformática estrutural, sistemas biológicos e aplicações da biologia computacional em saúde humana.

"O ISMB 2006 é a mais tradicional, conceituada e ampla conferência internacional sobre a biologia computacional e bioinformática", afirma Goran Neshich, presidente da comissão organizadora e pesquisador da Embrapa Informática Agropecuária (Campinas-SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Ele ressalta que esta é a primeira vez que a conferência será realizado em um país em desenvolvimento.

"Realizar um evento desse porte no Brasil é uma vitória inédita e uma grande oportunidade de interação para a comunidade científica nacional", comemora o pesquisador.

Atuarão como conferencistas mais de 100 cientistas conceituados, além dos prêmios Nobel Richard Roberts, Robert Huber e Kurt Wuthrich.

O principal objetivo é disseminar os sistemas e as aplicações de métodos computacionais avançados para solução de problemas biológicos, que envolvem análise de resultados obtidos pelo estudo de seqüências completas de genomas e dos correspondentes produtos da expressão gênica - as proteínas, com impacto direto nas indústrias de biotecnologia.

O evento tem apoio financeiro do CNPq/MCT, da Capes/MEC e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do RJ (Faperj).

Compõem o comitê local pesquisadores da Embrapa Informática Agropecuária, da empresa de biotecnologia Allelyx, da USP, Unicamp, UFRJ, UFMG e UFC.

Os membros do comitê internacional são dos EUA, Dinamarca, Suíça e Japão. A vice-presidente da comissão organizadora é Ana Vasconcelos, pesquisadora do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT).

São esperados mais de mil visitantes, de acordo com a Sociedade Internacional para Biologia Computacional (ISCB, na sigla em inglês).

As inscrições estão abertas até o início do evento e a submissão de pôsteres científicos pode ser feita até 15 de julho. Mais informações sobre as inscrições estão disponíveis na internet, no endereço ismb2006.cbi.cnptia.embrapa.br.

Eventos paralelos - Ocorre, paralelamente ao congresso internacional, a 2ª Conferência Anual da Associação Brasileira de Bioinformática e Biologia Computacional (AB3C) ou 2º X-Meeting.

A associação reúne especialistas em biologia, computação, matemática, física e áreas afins. Fortaleza vai sediar, ainda, de 30 de julho a 4 de agosto, a conferência internacional "Análises de proteínas in silico - Swiss-Prot 20 anos".

O Swiss-Prot Knowledge Database (swissprot20.org) é um banco de dados internacional que acumula informações biológicas completas e atualizadas sobre as proteínas e suas seqüências, de importância vital para pesquisas em biotecnologia.

Os eventos são voltados a pesquisadores, estudantes, empresários e consumidores, além de pessoas que atuam em computação avançada, redes e armazenamento de dados.

Destinam-se, também, a empregados de empresas de produtos e serviços biotecnológicos e fornecedoras de insumos.

Entre os temas que serão discutidos, destacam-se a apresentação sobre os avanços em banco de dados e outras fontes de informação para descrição de estrutura, função e estabilidade das proteínas; predição, análise e visualização de estruturas de proteínas; e análise de dados de proteômica, áreas que são de especial interesse também para os programas da Embrapa e nas quais a empresa já obteve destaque internacional.


Data: 13/07/2006