Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é lançada em Sobral

Falta de universalização do ensino médio compromete plano de ampliar em 30% a matrícula nas Universidades até 2010

É inatingível a meta do Governo brasileiro, colocada pelo MEC, de ampliar até 2010, em 30%, a presença de jovens de 18 a 24 anos nas Universidades do Brasil.

A meta, que faz parte do Plano de Educação anunciado pelo MEC, significaria, no Ceará, adicionar quase o quíntuplo do número de alunos nas Universidades públicas ou privadas do Estado.

O questionamento à meta foi feito nesta quarta-feira, em Sobral, no Centro de Convenções, no lançamento da Semana Nacional de C&T, pelo diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas da UVA, Gregório Maranguape.

Para ele, mesmo que a meta fosse atingível, e que o governo tenha todos os recursos necessários, seria impossível no Ceará adicionar 400 mil jovens, pois o Estado não tem egressos do ensino médio para preencher estas vagas.

Maranguape, que no evento representou o secretário da C&T e Educação Superior, Hélio Barros, defendeu a necessidade de universalização do ensino médio.

"Só através do ensino médio se pode dar os primeiros passos para agregar tecnologia e para poder montar bases estáveis com a educação superior, para agregar tecnologia", afirmou.

O diretor da UVA destacou o início do funcionamento dos seis cursos da UFC em Sobral, a partir de agosto.

Segundo ele, Sobral tem todas as condições para a instalação de uma Universidade Tecnológica, tem boa vontade e feito gestões municipais para viabilizar a proposta, apoiada também pela UVA.

O lançamento contou com a presença do coordenador da Semana Nacional de C&T, Ildeu de Castro Moreira, diretor do Depto. de Difusão e Popularização da Ciência do MCT, do prefeito de Sobral, Leônidas Cristino, do secretário de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Pedro Josino, do vereador Hermenegildo de Sousa Neto, do superintendente do Instituto Atlântico, José Eduardo Martins, da chefe da Embrapa Caprino, Maria Pinheiro, e do diretor da Faculdade Centec de Tecnologia, Valnir Júnior, entre outras autoridades.

Ildeu Moreira destacou o papel de Sobral nas Semanas anteriores e na participação do Ano Mundial da Física, em 2005.

"É um exemplo para outros municípios do Brasil que não conseguiram o nível de integração entre as instituições, que conseguiram aqui".

O coordenador manifestou o reconhecimento por dois programas da Prefeitura de Sobral que estão prontos para ser lançados - o Prêmio Empreendedor Social e o Cientista do Futuro, que comparou ao de iniciação científica do Amazonas, que interioriza os experimentos e também envolve jovens indígenas.

O Museu de Eclipse de Sobral, em consórcio com o Seara da Ciência da UFC, segundo Ildeu Moreira, foi contemplado com cerca de R$ 150 mil no Edital MCT/CNPq para Apoio a Projetos de Difusão e Popularização da C&T.

Concorreram quase 700 projetos, que custariam R$ 105 milhões. Foram selecionados 93 projetos, que vão receber R$ 8,4 milhões. Entre os aprovados, dois outros projetos do Ceará (da Uece), informou.

"Sobral sempre trabalha no sentido de inovar", disse Leônidas Cristino, ao argumentar que a cidade "somente participa da Semana por entender que só através de uma tecnologia moderna se vai desenvolver o município. Não tem outro caminho".

O prefeito agradeceu a participação, no lançamento, do Sebrae, CDL, direção regional da FIEC, Fórum Empreendedor de Sobral, professores da UVA, Centec, Crede 6 e do Município.

Segundo o prefeito, a população de Sobral já absorveu a compreensão de que, se agrega tecnologia, vai melhorar a qualidade de vida.

Como exemplo, ele citou o programa de apicultura, que produzirá 18 toneladas de mel orgânico este ano, com adicional de 30% no preço para exportação, e o programa de plantio de mamona para a produção de biodiesel.

Leônidas Cristino ressaltou o esforço por uma educação de qualidade que vem sendo tocado pela Prefeitura há três mandatos, a princípio colocando todos na escola fundamental.

Depois, feita a análise na qualidade do ensino, se tem investido na melhoria. A avaliação dos resultados se tornou permanente.

Conforme Cristino, como aconteceu em 2005, todas as instituições de C&T e educação superior em Sobral têm que atuar juntas.

O prefeito disse que a Embrapa Caprinos, que passou 30 anos trabalhando para dentro, agora está trabalhando para fora, integrada com outras instituições. "Estamos vendo o Norte. Sabemos o que queremos", afirmou.

A Semana em Sobral terá atividades na UVA, Centec, Embrapa Caprinos, Instituto Atlântico, Museu do Eclipse, UFC, palestras, exposição de trabalhos científicos no Centro de Convenções, o Vídeo Clube apresentará filmes nas escolas, além de uma semana interia de apresentações do programa Sobral Tecnológico pelo Sistema Universitário de Rádio, a cargo de Alysson Richter, coordenador de Tecnologia da Prefeitura e Ricardo Costa Silva, agente de Inovação da Secitece em Sobral.

Data: 13/07/2006