Espaço Ciência, de Pernambuco, participa da Reunião Anual da SBPC

O Espaço Ciência estará presente e atuante na 58ª Reunião Anual da SBPC e na 14ª Reunião Anual da SBPC Jovem, no campus da UFSC, em Florianópolis

O museu pernambucano participará, de 16 a 21 de julho, com apresentações diárias do "Show da Ciência - tudo numa folha de papel", uma série de experimentos feitos com a participação do público e que tem como foco central a utilização do papel na construção de conhecimentos científicos.

O Espaço Ciência ainda marca presença no evento, expondo os resultados de um dos projetos que integram o programa de inclusão social do museu, na Tenda da Ciência.

O projeto Jardim da Ciência - Profissionalização, Ciência e Cidadania é desenvolvido com crianças de baixa renda do Grande Recife. Com o objetivo de capacitar jovens de 16 a 21 anos para ingressar no mercado de trabalho, esse projeto tomou forma de um curso de jardinagem, com a primeira turma formada em 2004.

No Jardim da Ciência, adolescentes e jovens aprendem noções básicas de paisagismo e botânica, que se integram a uma série de atividades multidisciplinares desenvolvidas em conjunto por uma equipe de profissionais da área de sociologia, psicologia, agronomia, educação e jardinagem.

Cultivando também a noção de cidadania, o projeto explora outras temáticas como violência, sexualidade e outros assuntos que atendam a necessidade do grupo.

O convívio e o compromisso dos participantes transformam as aulas teóricas e as práticas nos jardins do Espaço Ciência em um exercício de cidadania, aprendizado coletivo e capacitação profissional.

Já na 14ª SBPC Jovem, o Espaço Ciência marca presença com a participação dos alunos da escola recifense Arco-Íris, que ficou em primeiro lugar na categoria Divulgação Científica da XI Ciência Jovem - Feira Nordeste de Ciências (coordenada pelo Espaço Ciência). A premiação ocorreu em novembro do ano passado.

Os alunos vão apresentar o trabalho "Da Virose a pandemia: a viagem de um vírus". A pesquisa foi realizada no ano passado e surgiu da curiosidade dos estudantes sobre a gripe asiática.

Coordenado pelo professor de Ciências da Escola, Antônio Carlos Mendes, o trabalho foi feito por um grupo de alunos da 6ª série, a partir da indagação de como uma virose pode se transformar numa pandemia (qualquer acontecimento capaz de alcançar toda população).

O diretor do Espaço Ciência, Antonio Carlos Pavão participa na SBPC do Encontro Aberto "Ciência Móvel - Novas experiências de interiorização da ciência". O encontro acontece quarta-feira (19), das 14h às 18h.

Também participam do encontro José Ribamar Ferreira (Fiocruz); Antônio Juraci Almeida Siqueira (Novos Curupiras); Marcos Albuquerque (UFPE) e Adriano Marcus Stuchi (Uesc).

Outra participação do diretor do Espaço Ciência na SBPC será como debatedor, junto com Marcelo Leite, da Folha de SP, da mesa redonda sobre Divulgação Científica e Sociedade, na quinta (20), às 16h.

58ª Reunião Anual da SBPC
16 a 21 de julho de 2006, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis - SC

Data: 13/07/2006