topo_cabecalho
MCT apresenta a exposição "Alberto Santos-Dumont - E o mais pesado que o ar", na Expot&c, em Florianópolis

20 painéis com imagens inéditas, restauradas e digitalizadas para grandes formatos vão revelar ao público na 58ª Reunião da SBPC algumas das ousadias de um brasileiro que apresenta ao mundo o resultado de um trabalho teimoso

O trabalho de recuperação e restauração das imagens, que permitiu a redescoberta de detalhes apagados ao longo do tempo, foi realizado pelo fotógrafo e designer Ricardo Tilkian e constam no livro "Alberto Santos-Dumont - Eu naveguei pelo ar" dos autores João Luiz Musa, Marcelo Breda Mourão e do acervo do MAE - Musèe de l'air et de I'espace de Le Bourget, França.

A exposição descreve a construção do 14 bis até seu instante memorável em 23 de outubro de 1906, quando Alberto Santos-Dumont realizou o primeiro vôo reconhecido do mais pesado que o ar.

Também apresenta um painel iconográfico da sua vida e obra desde a dirigibilidade dos balões até os primeiros vôos do avião.

Além da exposição, o projeto "Ver Ciência" apresentará a "Sessão Santos Dumont", uma seleção de documentários composta pelos programas "Cenas do Século - TV Cultura", "Do sonho aos ares - Comissão Interministerial", "Missão Centenário" - Agência Espacial Brasileira, "Santos Dumont / Itaú Cultural" e o longa de Henrique Lins de Barros, pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF/MCT).

A Exposição "Alberto Santos-Dumont - E o mais pesado que o ar", produzida pelo Instituto Cultural Eco Econômico Espirito Santo para o Ministério de C&T, teve a supervisão e o apoio do Departamento de Popularização e Difusão da C&T da Secretaria para Inclusão Social.

58ª Reunião Anual da SBPC
16 a 21 de julho de 2006, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis - SC


Data: 13/07/2006