topo_cabecalho
Quatro ministros participam da abertura da 58ª Reunião Anual da SPBC, que acontece de 16 a 21 de julho de 2006, na Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, em Florianópolis - SC

A sessão solene de abertura da 58ª Reunião Anual da SBPC, realiza-se neste domingo, às 18:30h, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, campus de Florianópolis domingo

Confirmaram presença os ministros da C&T, Sergio Rezende; do Meio Ambiente, Marina Silva; da Secretaria-Geral da Presidência da República, Luiz Soares Dulci, da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, além do secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, Nelson Maculan Filho, representando o ministro da Educação, Fernando Haddad.

Também integram a mesa de abertura o governador em exercício de Santa Catarina, Eduardo Moreira; o prefeito de Florianópolis, Dário Elias Berges; o reitor da UFSC, Lúcio Botelho; e o presidente da SBPC, Ennio Candotti.

O tema da Reunião, "SBPC&T - Semeando Interdisciplinaridade", lembra a constante relação entre as ciências como a forma mais adequada para sua aplicação na vida real.

Diferentemente dos anos anteriores, nos quais a ênfase da programação estava na ciência propriamente dita, em Florianópolis, a discussão será dividida igualmente entre temas ligados à tecnologia e à ciência.

"Nossa intenção é fazer com que as grandes empresas participem da discussão sobre a modernização do país", afirma Candotti.

Serão discutidos temas de impacto na indústria nacional como a implantação da TV digital aberta no país, novas tecnologias na produção de petróleo, robótica, nanoeletrônica, aços especiais, engenharia biomédica e computação.

Além disso, haverá debates sobre criminalidade e violência, eleições na América Latina, gripe aviária, biopirataria, o futebol e a Copa do Mundo, conquistas espaciais e outros.

Pela primeira vez também, a reunião terá transmissão em tempo real pela Internet (http://www.sbpc.org.br) das principais conferências, além de entrevistas com pesquisadores e notícias do campus.

Por tudo isso, a reunião de Florianópolis já tem o maior número de inscritos de todas os encontros da SBPC.

São sete mil inscritos, sendo pelo menos mil de participantes da SBPC Jovem, a versão para jovens e crianças do evento.

O tema deste ano é "Jovens Talentos Transformando a Sociedade". Com esse objetivo, foram programadas oficinas, minicursos e atividades variadas de divulgação de ciência.


Data: 13/07/2006