Congresso da Sociedade Brasileira de Computação promove competições de robôs em diversas categorias

Um dos destaques da programação do 26º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação, que acontece de 14 a 20 de julho, em Campo Grande (MS), é a Jornada de Robótica Inteligente (JRI).

Durante a JRI acontecem as Competições de Robótica e o Encontro de Robótica Inteligente.

As competições de Robótica reúnem três eventos distintos: A Competição IEEE Brasileira de Robôs, que tem o objetivo de promover o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas de Robôs Autônomos e Mecatrônica; a RoboCup Brasil, projeto internacional para promover a Inteligência Artificial e a Robótica; e a RoboCupJunior Brasil, realizada pela primeira vez no País, que busca introduzir a Robótica aos jovens estudantes de ensino fundamental, médio e técnico.

O Encontro de Robótica é um fórum para apresentações e discussões de contribuições científicas em diversas áreas relacionadas aos tópicos envolvidos nas competições.

A Competição IEEE Brasileira de Robôs promove torneios nas categorias Lego, Very Small Robot Soccer e Livre. A RoboCup Brasil tem competições nas categorias F-180, 4-patas, Simulação-2D, Simulação-3D, Resgate Simulado e Robôs Virtuais. A RoboCupJunior Brasil promove competições nas modalidades Dança e Rescue.

Segundo o professor Mauro Conti Pereira (UCDB), um dos organizadores da JRI, as competições servem para difundir a Ciência e a Tecnologia e para motivar jovens a trilhar a carreira tecnológica.

Para o professor Alexandre Simões (Unesp), a organização da JRI espera que esse evento contribua com o desenvolvimento de novas soluções em Robótica e também com a formação de recursos humanos em todos os níveis nessa área.

A organização do evento está a cargo da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mais informações: http://www.sbc.org.br/sbc2006.

Data: 12/07/2006