Inscrições para Olimpíada Brasileira de Física encerram-se no sábado

Evento tem a participação de estudantes de todas as unidades da Federação

Encerram-se no próximo dia 15 as inscrições para o cadastramento dos professores de escolas de ensino médio de todo o país, que desejarem que seus alunos participem da oitava edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), evento organizado anualmente pela Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Depois de credenciados, os professores poderão inscrever quantos alunos de suas escolas quiserem, para a primeira fase da OBF, cujas provas serão realizadas no dia 12 de agosto. A SBF espera 60 mil participantes; em 2005, foram 45.625 alunos, de 3.070 escolas de todos os Estados brasileiros.

O objetivo da OBF, que tem o apoio do CNPq, é fazer da olimpíada um instrumento para despertar e estimular o interesse pela Física, melhorar seu ensino e incentivar os estudantes a seguirem carreiras científico-tecnológicas, explica Antônio José Roque da Silva, professor da Universidade de SP e vice-presidente da comissão que organiza a OBF 2006.

O certame também serve de preparação para a Olimpíada Internacional de Física, que neste ano será em Cingapura e no que vem no Irã, e para a Olimpíada Ibero-americana de Física, que em 2006 acontecerá em Portugal e em 2007, na Argentina.

Segundo o professor José Roque, a OBF não tem como objetivo criar um ranking dos melhores e piores alunos. "Não há a intenção de fazer uma classificação, nem comparações", garante. "O objetivo é a participação e o envolvimento dos alunos com o universo da Física."

Para que o aluno possa participar da OBF, é preciso que sua escola tenha pelo menos um professor credenciado no evento. Para este credenciamento, por sua vez, cada escola deverá preencher o cadastro de inscrição on line, no site http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/.

A escola que não possuir conexão com a Internet deverá solicitar o formulário impresso à coordenação da OBF em seu Estado (o endereço consta dos cartazes que foram distribuídos às escolas) ou à secretaria geral do evento (obfisica@sbfisica.org.br).

As inscrições são gratuitas; poderão participar da OBF estudantes que estiverem regularmente matriculados no ensino médio.

A OBF é realizada em três fases. A primeira, por meio de uma prova de múltipla escolha, ocorrerá no mês de agosto, nas próprias escolas que inscreveram seus alunos.

A segunda fase, cuja prova é discursiva, será realizada em setembro, em locais determinados pelo coordenador estadual. Participarão da segunda fase os estudantes que atingirem na primeira um número mínimo de acertos, definido pela Comissão da Olimpíada Brasileira de Física.

A terceira fase ocorrerá em novembro, na sede da Coordenação Estadual, com a participação dos estudantes que se classificarem na segunda fase. As provas da terceira fase têm uma parte com experimentos.

Ao final da terceira fase haverá, para estudantes e professores, premiação em nível estadual e nacional. Os alunos melhor classificados farão parte de um grupo do qual serão selecionadas as equipes para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Física e na Olimpíada Iberoamericana de Física.

O Brasil, que participa dessas olimpíadas através da OBF desde 2000, já apresenta um bom desempenho, obtendo menções honrosas e medalhas.

Na Internacional, em 2005, conquistou uma medalha de bronze e duas menções honrosas, entre mais de trezentos estudantes de setenta países.

Já na Iberoamericana, dentre 19 países da América Latina mais Portugal e Espanha, os estudantes brasileiros conquistaram, em 2004 e 2005, o primeiro lugar, com duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze.

Mais informações: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/olimpiadas/, ou na secretaria geral da Olimpíada, no fone (11) 3814-5152.

Data: 12/07/2006