Semana Nacional de C&T é lançada no Ceará

Mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação.

Este é o objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, lançada nesta terça-feira no Ceará, em solenidades no auditório do campus Crajubar da Universidade Regional do Cariri (Urca), em Juazeiro do Norte, e no auditório da biblioteca central da Universidade de Fortaleza (Unifor).

Nesta quarta-feira, às 16 horas, o coordenador nacional da Semana de C&T, Ildeu de Castro Moreira, e o secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará, Hélio Barros, estarão em Sobral, no auditório Plutão do Centro de Convenções.

Na ocasião, serão lançados, além da semana, os projetos Cientista do Futuro e Prêmio Sobral Empreendedor Social.

A Semana Nacional de C&T, a ser realizada de 16 a 23 de outubro, tem como lema "Criatividade e Inovação", inspirado nos feitos de Alberto Santos Dumont e em homenagem ao centenário de sua principal criação, o 14 bis.

"Os jovens precisam conhecer a história de Santos Dumont e acreditar que sonhar é possível", ressalta Ildeu Moreira. Para isso, acrescenta, as comemorações do centenário já começaram em todo o país, inclusive com a distribuição de cartilhas e cartazes nas escolas da rede pública.

Nas duas edições anteriores da Semana Nacional, realizada sempre no mês de outubro, desde 2004, as temáticas em destaque foram o eclipse da lua e a valorização da água. No primeiro ano, o projeto atingiu 257 instituições, distribuídas em 252 municípios. Um total de 1.848 atividades.

Em 2005, foram 844 instituições envolvidas, em 332 municípios, com a promoção de 6.701 atividades. No Ceará, 61 municípios participaram. Este ano, acredita Ildeu Moreira, o MCT, coordenador do evento, pretende dobrar o número de municípios envolvidos na semana.

Entre as atividades a serem realizadas em todo o País estão: "Dia de Portas Abertas" em instituições de pesquisa e universidades; festivais e feiras de ciência; concursos e oficinas para crianças e jovens; e a ida de cientistas às escolas.

Na Unifor, a Semana Nacional de C&T irá coincidir com a semana universitária - o Mundo Unifor, onde serão apresentados trabalhos científicos e culturais.

Este ano, conforme Ildeu Moreira, a programação do evento apresenta novidades. Vídeos científicos serão distribuídos nas escolas da rede pública e estarão à disposição para todas as rádios, programas sobre temas relacionados à Ciência e Tecnologia.

"Queremos construir uma cultura científica, explorando a ligação entre a cultura e a ciência e valorizando a aproximação com os jovens e as crianças", ressalta Ildeu Moreira.

Do Ceará, Ildeu Moreira citou dois projetos que hoje são referências nacionais na divulgação do conhecimento científico, que são as Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas, que ano passado contou com mais de 14 milhões de estudantes de escolas públicas do País e a participação de 200 mil professores voluntários, e os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), que em alguns estados do Brasil ainda estão se estruturando de forma tímida.

Segundo João de Aquino Limaverde, que representou o secretário da Ciência e Tecnologia do Ceará, Hélio Barros, houve um aumento significativo do Estado em número de projetos desde o ano de 2004 na Semana Nacional da Ciência e Tecnologia. Inicialmente, 32 instituições participaram, com 122 atividades.

Mesmo com uma participação que ele considerou pequena, os trabalhos do Ceará ainda chegaram a ser citados nos relatórios da Semana Nacional.

Já ano passado, esse número aumentou significativamente, chegando a ter 56 instituições inscritas, eventos e 823 atividades, com 61 municípios divulgando os seus trabalhos no âmbito das ciências. João Aquino disse que a população do Estado precisa estar consciente de que o conhecimento faz a diferença.

Data: 12/07/2006