topo_cabecalho
Reunião Anual da SBPC: a divulgação científica em debate

O evento, que acontece de 16 a 21 de julho, na UFSC, também reserva grande espaço para a discussão das iniciativas e estratégias voltadas à popularização do conhecimento científico e tecnológico

Um minicurso sobre jornalismo científico, debates sobre a percepção pública da ciência na América Latina e a relação entre divulgação científica e sociedade são assuntos que integram a programação.

Jornalismo e ciência: especificidade e interdisciplinaridade; os elementos do jornalismo aplicados à cobertura científica; fontes da ciência e fontes do jornalismo e a transposição do conhecimento científico para a linguagem jornalístico são assuntos que integram a ementa do minicurso sobre jornalismo científico, que será ministrado pela professora do Curso de Jornalismo da UFSC, Tattiana Teixeira.

O minicurso será oferecido nos dias 17, 18, 19 e 20, das 14h às 15h45min, na sala 321 do Centro de Filosofia e Ciência Humanas da UFSC.

Para participar dos minicursos é preciso estar inscrito na SBPC Sênior ou na Jornada de Iniciação Científica. Todas as demais atividades da Reunião Anual são abertas e gratuitas.

Encontro Aberto e mesa-redonda

Ildeu de Castro Moreira, que coordena o Depto. de Popularização e Difusão da Ciência do MCT, é um dos integrantes do Encontro Aberto "Percepção pública da Ciência na América Latina".

O evento acontece na quinta, 20/7, entre 14h e 18h, na Sala Girassol do Centro de Cultura e Eventos.

O departamento foi criado com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas, programas e a definição de estratégias para popularização e difusão de científicos e tecnológicos.

"O poder da imprensa e seus limites" é tema de uma mesa-redonda que vai integrar jornalistas e profissionais da área de direito. Os jornalistas Ricardo Noblat e Paulo Henrique Amorim dividem a mesa com o advogado José Paulo Cavalcanti, na quarta, a partir de 16h, no Auditório da Reitoria da UFSC.

Centros e museus de ciências

A popularização da ciência e a integração de grupos que trabalham em projetos com esse objetivo também será incentivada pelos momentos organizados pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC).

A Associação fará durante a Reunião Anual da SBPC sua assembléia anual, uma palestra (O Brasil na Antártica – um projeto de divulgação científica) e um curso (O Brasil na Antártica – uma metodologia educativa), com Luiz Alexandre Schuch, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O objetivo dos encontros é possibilitar o intercâmbio de projetos e gerar oportunidades para que outros grupos conheçam os programas de difusão e popularização da ciência e tecnologia que vêm sendo realizados no país.

A ABCMC também é responsável pela mostra de 20 experimentos que integram a tenda Circo da Ciência, onde a população poderá experimentar e entender importantes conceitos de física.

No mesmo espaço haverá uma exposição de atividades de grupos que fazem parte da Associação, como a Usina da Ciência (Alagoas); Espaço Ciência Viva (RJ); Estação Ciência (SP) e o Parque de Ciência (Pará), entre outros.

Confira abaixo eventos relacionados à comunicação e divulgação da ciência:

Encontro Aberto “Percepção pública da ciência na América Latina”
Quinta-feira, 20/7 - 14h às 18h
Coordenador: Luisa Massarani (Fiocruz). Participantes: Carmelo Andrés Polino (Centro Redes); Glaucia Oliveira da Silva (UFF); Ildeu de Castro Moreira (MCT); Julia S. Guivant (UFSC); Renata Menasche (UFRGS)

Mesa-Redonda “Divulgação científica e sociedade”
Quinta-feira, 20/7 - 16h às 17h45
Debatedor e moderador: Roberto Lent (UFRJ). Debatedor(es): Antonio Carlos Pavão (UFPE); Marcelo Leite (FSP)

Conferência do laureado no Prêmio José Reis de Divulgação Científica "A importância da divulgação científica em física"
Segunda-feira, 17/7 - 16h às 17h45
Conferencista: Ricardo Magnus Osorio Galvão (CBPF)

Encontro Aberto “Acesso à informação em ciência e tecnologia: questões políticas, tecnológicas e diferenças disciplinares”
Terça-feira, 18/7 - 14h às 18h
Coordenador: Hélio Kuramoto (Ibict). Participantes: Sely Costa (UnB); Marcelo Bax (UFMG); Sigrid Karin Weiss Dutra (UFSC); Piotr Trzesniak (Unifei); Rogério Meneghini (Bireme)

Encontro Aberto “Ciência Móvel - Novas Experiências de Interiorização da Ciência”
Quarta-feira, 19/7 - 14h às 18h
Coordenador: Ildeu de Castro Moreira (MCT). Participantes: José Ribamar Ferreira (Fiocruz); Antônio Carlos Pavão (EC/PE); Antônio Juraci Almeida Siqueira (Novos Curupiras); Marcos Albuquerque (UFPE); Adriano Marcus Stuchi (UESC)

Mesa-Redonda “O poder da imprensa e seus limites”
Quarta-feira, 19/7 - 16h às 17h45
Debatedor e moderador: José Paulo Cavalcanti (advogado). Debatedor(es): Paulo Henrique Amorim (jornalista); Ricardo Noblat (jornalista)

Minicurso “Jornalismo Científico”
Dias 17, 18, 19 e 20/7 - 14h às 15h45
Professor: Tattiana Teixeira (UFSC).


Data: 12/07/2006