topo_cabecalho
Cientista faz embrião virar "pai"

Espermatozóides produzidos a partir de células-tronco de camundongos dão origem a seis filhotes. Técnica ainda é sujeita a muitos erros, mas pode virar tratamento contra infertilidade masculina se conseguir superar barreiras

Um grupo de cientistas alemães e britânicos anunciou ontem ter conseguido fertilizar fêmeas de camundongo usando espermatozóides gerados a partir de células-tronco embrionárias.

O experimento abre a possibilidade de se desenvolver técnica semelhante para tratar a infertilidade masculina em humanos no futuro.

As células usadas no trabalho foram tiradas de blastocistos (embriões precoces), dentre os quais foram selecionadas aquelas que haviam se desenvolvido até formar espermatogônias, células precursoras dos gametas.

Elas foram então induzidas a se transformar em espermatozóides e depois injetadas em óvulos que posteriormente eram implantados em fêmeas. Os pesquisadores descrevem o experimento na edição de julho do periódico científico "Developmental Cell".

Foram produzidos 400 embriões com a técnica, mas a taxa de sobrevivência foi pequena. Sete camundongos nasceram, sendo que seis cresceram até a idade adulta.

Cientistas já haviam conseguido produzir espermatozóides usando a técnica, mas foi a primeira vez que se produziram gametas viáveis, ainda que poucos.

Três dos roedores, porém, tiveram distúrbios de crescimento -ficaram muito grandes ou muito pequenos-e acabaram morrendo antes do esperado. Os problemas de desenvolvimento e a alta taxa de erro devem ser uma barreira difícil de contornar em curto prazo para que a técnica possa ser usada em humanos.

"A pesquisa é particularmente importante para ajudar a entender mais sobre o processo biológico pelo qual o espermatozóide é produzido", diz Karim Nayernia, professor do Instituto de Genética Humana da Universidade de Göttingen, na Alemanha, que liderou o estudo.

"Se descobrirmos mais sobre como as células-tronco espermatogoniais se tornam espermatozóides, esse conhecimento pode ser traduzido em tratamentos para homens com problemas de infertilidade”.

Os pesquisadores afirmam que o trabalho também aprimorou uma técnica que pode ser usada para produzir novos animais transgênicos.

Se as dificuldades forem superadas, médicos poderiam no futuro extrair espermatogônias de um paciente com uma biópsia nos testículos e induzi-las, em laboratório, a se transformar em espermatozóides, que seriam então reimplantados.

Em tese, a técnica permitiria criar embriões sem a necessidade de esperma de um homem adulto.

"Temos de ser cautelosos ao usar essas técnicas terapêuticas para tratar homens e mulheres, até que todos os aspectos de segurança estejam resolvidos", afirmou Harry Moore, especialista em biologia reprodutiva da Universidade de Sheffield, na Inglaterra. "Isso pode levar anos”.

Holandês foi o primeiro a obter células

As tentativas de produzir células sexuais a partir de simples embriões têm passado por um salto nos últimos anos.

O primeiro grupo a realizar a façanha foi o do holandês Niels Geijsen, que trabalha no Instituto Whitehead (Estados Unidos) e publicou sua pesquisa em 2003.

Neste ano, um casal de russos radicados no Brasil, Alexandre e Irina Kerkis, obteve tanto espermatozóides quanto óvulos a partir do mesmo embrião.

Para Geijsen, os espermatozóides gerados assim provavelmente têm problemas sérios em sua programação celular.


Data: 11/07/2006