Mais de 14 milhões de estudantes participam da Olimpíada de Matemática deste ano

Número representa aumento de quase 35% em relação ao ano passado

O número de inscritos na 2ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) (http://www.obmep.org.br/) chegou a 14.158.917, o que representa um aumento de quase 35% em relação ao ano passado, quando 10 milhões e meio de estudantes participaram da competição.

A iniciativa, que tem como objetivos estimular o estudo da Matemática entre estudantes dos ensinos médio e fundamental e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino da matéria, é organizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), unidade vinculada ao MCT, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática.

A escolha dos melhores alunos é feita em duas fases: a primeira prova será no dia 29 de agosto, e a segunda está marcada para o final de novembro, e em março do ano que vem serão divulgados os nomes dos vencedores.

Mas, para os organizadores do certame, os resultados da Obmep vão muito além da premiação: o estudante melhora seu desempenho em outras áreas e disciplinas, cria novos vínculos com a escola e aumenta a sua autoconfiança, na medida em que desenvolve a capacidade de resolver problemas.

Todos os estados brasileiros estão participando do certame, num total de 32.603 escolas. Os estudantes paulistas formam o maior contingente de participantes, com mais de 3 milhões inscritos, em seguida, vêm os mineiros (1 milhão 650 mil) e os baianos (1 milhão 233 mil).

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas conta também com o apoio dos ministérios da Educação (MEC) e dos Esportes (ME).

Data: 11/07/2006