58ª Reunião Anual da SBPC: programação cultural em Florianópolis valoriza talento local

Teatro, dança, música e exposições fazem parte das atividades culturais que serão realizadas ao longo da 58a Reunião Anual da SBPC, de 16 a 21 de julho, na UFSC, em Florianópolis

A programação destaca a cultura da Ilha de Santa Catarina, bem como seus artistas.

Entre as atrações estão a orquestra sinfônica de Florianópolis, peças teatrais de grupos da UFSC e Udesc, mostra de curtas catarinenses, feira do livro, além da encenação do folguedo do boi-de-mamão, figura típica do folclore de Santa Catarina.

A abertura do evento (16/7) contará com a participação da orquestra sinfônica da cidade e do grupo folclórico Danças e Cantares Açorianos, de Biguaçu.

Em todos os outros cinco dias haverá a feira do livro, o pavilhão cultural – exposição de arte e artesanato regional, e o Engenho do Seu Zico, um engenho que produzirá farinha de mandioca com tração animal, aos moldes dos povoadores açorianos, e venderá produtos derivados da farinha.

Entre as exposições, está "Olhares, desenhos e esculturas de Franklin Joaquim Cascaes", na Galeria de Arte da UFSC. A mostra de parte da obra do artista com instalação artística sobre as bruxas da Ilha.

A obra completa do artista faz do acervo do Museu Universitário da UFSC.

Para a programação musical estarão presentes as bandas Aerocirco e Cravo da Terra, que já foram atrações do projeto 12:30 da UFSC.

Formada em 2002, Aerocirco possui canções inspiradas nos grupos The Strokes, Coldplay e Los Hermanos.

Já o grupo Cravo da Terra, além de ter composições próprias, interpreta músicas de Chico Buarque, Dorival Caymmi e Hermeto Paschoal.

Haverá também um recital com o conservatório musical, a apresentação do coral Nuvens Azuis e de cantores de MPB e um encontro de corais de Florianópolis.

A programação cultural da SBPC contará ainda com exposições, museus e grupos folclóricos da cidade, além de grupos de dança, como o de dança folclórica da terceira idade da UFSC e o Mixtura de Bombinhas – premiado por três vezes no Festival de folclore da cidade de Itapema.

O grupo participa, desde 1999, do maior evento da cultura açoriana de Santa Catarina, o Açor, com um repertório de 26 modas de várias ilhas dos Açores.

Curtas catarinenses também serão exibidos, diariamente, às 12:30h, no auditório do Centro de Convivência. Estarão em cartaz os documentários Farra do Boi, Vôo Solitário, Ponte Hercílio Luz e as ficções Desterro e Alva Paixão.

Entre as peças teatrais – cerca de três por dia - está "A Náusea", leitura performática de fragmentos da obra de Jean Paul Sartre pelos alunos da Oficina de teatro do Departamento artístico-cultural (DAC) da UFSC.

Também serão encenadas "Crimes Delicados", "O Presente", "Fim de jogo" e "Variações da morte de Trótski", do grupo de teatro do Ceart da Udesc, e "Dom Pablo entre Vogais", do Grupo Pesquisa e Teatro Novo da UFSC.

A programação completa está no site http://www.sbpc.ufsc.br.

Data: 11/07/2006