UFCG recebe máquina universal de ensaios eletromecânica

A Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica – UAEM, do Centro de Ciência e Tecnologia – CCT, da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, recebeu no final do mês de junho um equipamento de grande importância para o desenvolvimento de atividades acadêmicas de pesquisa e ensino, além de eventuais atividades de prestação de serviços. Trata-se de uma máquina universal de ensaios eletromecânica (foto), marca INSTRON, modelo 8852 com capacidade de carga máxima de 100 kN (10 toneladas) e câmara climatizada para ensaios entre a temperatura ambiente e 300o C, no valor de 40 mil dólares. Esse equipamento existe em poucas Universidades das regiões Norte e Nordeste.

Segundo o professor, o equipamento é multiusuário por natureza e pode atender as necessidades de ensaios de tração e flexão em materiais metálicos, polímericos e cerâmicos dos mais diversos departamentos da UFCG. As providências necessárias a sua instalação estão sendo tomadas pela UAEM, para que o mesmo possa entrar em funcionamento com a maior brevidade possível.

O equipamento foi adquirido através do projeto de pesquisa intitulado “Testes eletro-termomecânicos de elementos ativos em ligas de cobre para sistemas de proteção contra sobrecargas elétricas e conectores elétricos” financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, com recursos do Fundo Setorial CT-Energ (Processo no 55.0325/2005-0 – Edital 017/2005), o qual é coordenado pelo professor Carlos José de Araújo, da UAEM/CCT.

Data: 12/07/2006