topo_cabecalho
Cama é viveiro de ácaros, mostra pesquisa

O estrado da cama é o local da casa onde há maior concentração de ácaros

O estrado da cama é o local da casa onde há maior concentração de ácaros. Ali, a quantidade desses parentes microscópicos da aranha é, em média, três vezes maior do que na parte de cima da cama.

Depois do colchão, o sofá, o tapete, a despensa e a cortina aparecem como os esconderijos prediletos dos bichinhos. A revelação faz parte de uma pesquisa da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e entrou para o "Anal of Allergy", uma publicação científica internacional.

O trabalho se baseou em amostras de poeira coletadas em 58 casas de Campinas e resultou em uma tese de doutorado e uma dissertação de mestrado.

Nas amostras, os pesquisadores identificaram 18 tipos de ácaro. Responsável por 80% das alergias respiratórias, o ácaro habita todos os lugares da casa onde a temperatura seja estável, haja alimento abundante e pouca oscilação da umidade do ar. A principal fonte de alimento dos bichinhos são escamas da pele humana.

Segundo o médico Celso Henrique de Oliveira, pesquisador do Departamento de Pediatria da Unicamp, uma pessoa adulta libera cerca de cinco gramas de pele por semana, sendo que duas gramas estão no colchão. "Na cama, comida é o que não falta para eles", diz.

Oliveira explica que, no inverno, em razão do tempo seco, os ácaros secam. Suas carcaças e fezes, suspensas no ar, tornam-se as maiores responsáveis pelas crises alérgicas.

Quando aspiradas, irritam as mucosas do nariz, da garganta e do pulmão, provocando rinite, sinusites e bronquite. A presença de 500 indivíduos por grama de poeira é suficiente para causar crise alérgica.

O médico comenta que é impossível livrar as residências dos ácaros. "Os produtos anti-ácaros não resolvem. A propaganda é muito grande, mas, na realidade, eles não funcionam na proporção que divulgam".

A saída, segundo ele, é tentar controlar a quantidade de ácaros, fazendo com que ela fique abaixo da concentração capaz de causar crise alérgica.

Uma dica é virar o colchão a cada 15 dias e envolvê-lo com uma capa emborrachada internamente, fechada por zíper. Também é recomendável não usar tapetes e cortinas.

No lugar das cortinas, explica o médico, é preferível optar por persianas plásticas. Manter a casa arejada e iluminada é indispensável para combater os ácaros.

"Também é bom evitar fazer refeições na cama ou no sofá. Sempre cai alguma coisa que serve de alimento para os ácaros", diz o médico.


Data: 10/07/2006