topo_cabecalho
Prêmio Escola incentiva a prevenção das DST/Aids

Escolas públicas de ensino fundamental e médio já podem se inscrever para concorrer ao Prêmio Escola - Incentivo à Prevenção das DST/Aids. O concurso, que está em sua quarta edição, vai premiar as instituições de ensino e os estudantes autores de cartazes sobre o tema da prevenção às doenças sexualmente transmissíveis. A idéia é discutir o assunto na escola para conscientizar o jovem sobre a importância da prevenção.

Os trabalhos devem responder à pergunta: "Por que eu devo me prevenir da aids?".  Segundo pesquisa da Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) realizada em escolas de 14 estados brasileiros em 2001, 70,28% delas desenvolvem alguma ação de prevenção às DST/Aids e às drogas. Estas ações são fundamentais na medida em que os casos de aids entre jovens de 13 a 24 anos representam 12,62% do total de casos registrados no Brasil.

Destaca-se, também, que o percentual de mulheres jovens contaminadas (16%) é maior do que a população masculina contaminada (11,4%) na mesma faixa etária. Os resultados apontaram, ainda, que a intensidade da exposição a atividades preventivas produz impactos significativos na esfera dos comportamentos e atitudes, principalmente entre alunos com vida sexual ativa (entre 31% e 50 % dos alunos, conforme a capital).

Premiação

Serão premiados seis cartazes, três do ensino fundamental e três do ensino médio. Os primeiros colocados de cada nível receberão uma viagem, com acompanhante, para cidades históricas de Minas Gerais. Os prêmios para os demais colocados ainda não foram definidos. As escolas vencedoras ganharão um computador, um kit com materiais sobre o tema sexualidade para ser trabalhado em sala de aula e um diploma de reconhecimento.

Os interessados devem preencher a ficha de inscrição que está disponível nas páginas eletrônicas do MEC <http://www.mec.gov.br/>, Unesco <http://www.unesco.org.br/> e Ministério da Saúde <http://www.aids.gov.br/> até o dia 30 de agosto. Cada escola pode participar com um cartaz. A entrega dos prêmios será realizada durante o Congresso Brasileiro de Prevenção, entre os dias 4 e 7 de novembro, em Belo Horizonte.

O Prêmio Escola é promovido pelos ministérios da Educação e Saúde, Unesco e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).


Data: 10/07/2006