topo_cabecalho
Seminário reunirá no Rio os maiores especialistas do mundo em biofármacos

Seminário sobre Produção de Biofármacos em Cultivo de Células Animais (Production of Biopharmaceuticals in Animal Cell Cultures) reunirá, de 10 a 21 de julho, no RJ, 133 pesquisadores de vários países

Promovido pela Coppe/UFRJ, o seminário contará com a presença dos maiores especialistas do mundo no desenvolvimento tecnológico para produção de biofármacos.

Na segunda-feira, às 17 horas, como parte da programação do evento, a Coppe inaugura o novo Laboratório de Engenharia de Cultivos Celulares (LECC), cujas modernas instalações incluem o laboratório da Coppe entre os mais bem equipados no mundo para pesquisas nesta área.

Com 150 m2 de área construída, o LECC contará com uma equipe multidisciplinar formada por biólogos, engenheiros, farmacêuticos, e químicos.

Estes profissionais estarão trabalhando no desenvolvimento de tecnologias eficientes e de menor custo para que o Brasil ingresse no reduzido grupo de países que dominam as tecnologias de produção e purificação de biofármos e vacinas obtidas através do cultivo de células animais.

Até o momento apenas 10 países produzem industrialmente os biofármacos, entre eles Alemanha, EUA e Japão.

Entre os especialistas que vão proferir palestras no seminário, destaca-se a presença do pesquisador português Manuel Carrondo, do Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica de Portugal, instituição líder na pesquisa em partículas pseudo-virais, usadas na produção de vacinais eficientes e seguras no combate a doenças infecciosas.

Também participará do evento como palestrante o pesquisador Hansjorg Hauser, do centro alemão de pesquisa em biotecnologia (GBF), referência mundial na área de clonagem e produção de proteínas recombinantes. Editor do livro Mammalian Cell Biotechnology in Protein Production, Hauser vai proferir conferência sobre o tema.

O seminário está sendo organizado pela professora do Programa de Engenharia Química da Coppe, Leda Castrilho, coordenadora do LECC. Doutora em Engenharia Bioquímica pela Universidade de Braunschweig - Alemanha, Leda defendeu sua tese de doutorado sobre desenvolvimento de processo de produção e purificação de anticorpo de uso terapêutico produzido com base no cultivo de células animais.

As informações sobre a programação do evento podem ser obtidas pelo site http://www.peq.coppe.ufrj.br.


Data: 07/07/2006