Saberes da Terra começa cursos em mais cinco estados

Até o fim de julho, jovens agricultores de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Rondônia e Santa Catarina, selecionados para o Saberes da Terra - programa nacional de educação de jovens e adultos para agricultores familiares integrado com qualificação profissional -, começam sua formação. Ao término do curso, que terá duração de dois anos, o jovem receberá certificado de conclusão do ensino fundamental com qualificação profissional.

Dirigido aos que trabalham na agricultura familiar, o objetivo do Saberes da Terra é desenvolver uma política que fortaleça e amplie o acesso e a permanência desses jovens no sistema formal de ensino com elevação da escolaridade, qualificação social e profissional. Oferece ensino fundamental completo em dois anos, calendário escolar de acordo com as atividades agrícolas de cada município e região, e proposta pedagógica fundamentada no eixo agricultura familiar e sustentabilidade.

A primeira turma do Saberes da Terra - com 5.060 agricultores de 12 estados - terá aulas em 2006 e 2007. Os recursos da União somam R$ 10 milhões, dos quais R$ 6 milhões do MEC, R$ 2 milhões do Ministério do Trabalho e outros R$ 2 milhões do Ministério do Desenvolvimento Agrário. Além da parceria dos ministérios, o programa tem a cooperação de estados, municípios, organizações não-governamentais e movimentos sociais do campo. Em sete estados os cursos já iniciaram: Mato Grosso do Sul, Maranhão, Paraná, Piauí, Pará, Tocantins e Minas Gerais.

Professores

Paralelamente à oferta dos cursos, a Coordenação de Educação no Campo da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) faz a formação dos educadores. Os 530 educadores estão recebendo 360 horas em formação presencial e a distância. O primeiro seminário intensivo ocorreu em março deste ano e o segundo está previsto para o período de 18 a 22 de setembro, em Brasília.

Data: 07/07/2006