SP vai cadastrar árvores e criar RG vegetal

Prefeito sanciona lei que prevê o cadastramento da vegetação para avaliar as áreas de déficit na cidade

A falta de arborização em São Paulo é um problema antigo, mas até hoje há uma dificuldade básica para solucioná-lo: não se sabe exatamente quantas árvores existem na capital nem onde ficam.

Há uma estimativa de 1,5 milhão em toda a cidade, mas é um número sem rigor estatístico. A Prefeitura pretende mudar esse quadro com a sanção, pelo prefeito Gilberto Kassab (PFL), de uma lei, publicada ontem no Diário Oficial da Cidade, que institui o Programa Municipal de Arborização Urbana e determina a adoção, por meio de técnicas de georreferenciamento, de um inédito banco de dados com o cadastro de cada árvore do Município.

"Vai ser uma espécie de RG vegetal, com idade, estado fitossanitário e localização exata", afirmou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge.

Para o secretário, a proposta, apresentada na Câmara pelo vereador Paulo Frange (PTB), permitirá saber com precisão em que regiões da cidade é necessário intensificar o plantio de mudas.

Atualmente a Prefeitura se baseia em índices de cobertura vegetal (Ver mapa) e no desatualizado estudo Vegetação Significativa do Município de São Paulo, de 1988. "É também uma questão de saúde pública, pois quem mora em bairros com pouca vegetação está sempre mais propenso a ter problemas respiratórios", disse Eduardo Jorge.

Mas os resultados desse censo arbóreo, segundo o secretário, deverão aparecer só no ano que vem. O edital de licitação para a contratação da empresa que fará o levantamento será publicado dentro de dois meses.

A primeira região a ser mapeada é o centro, com financiamento de R$ 615 mil do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Depois serão priorizadas áreas pouco arborizadas, como os bairros com forte concentração industrial na zona leste (Brás, Mooca) e as regiões com grandes ocupações irregulares, como o M'Boi Mirim, na zona sul.

A Secretaria do Verde vinha estudando a revisão de suas estatísticas sobre a cobertura vegetal desde o início do ano, em reuniões com engenheiros agrônomos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da Universidade de São Paulo. "A lei veio normatizar o que já era um dos nossos esforços", disse o secretário.

Expansão

A lei aprovada por Kassab determina também a adoção de políticas de expansão das áreas verdes da cidade. São Paulo tem hoje 32 parques e bosques municipais, totalizando 15 milhões de metros quadrados.

Segundo Eduardo Jorge, isso está sendo realizado em 14 áreas. Uma delas fica entre os bairros de São Mateus e Itaquera, perto do Córrego Aricanduva, na zona leste.

São 4,5 milhões de metros quadrados que serão incorporados até 2007 ao Parque do Carmo. O terreno pertence à Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (Cohab), que deverá receber R$ 30 milhões pela desapropriação.

Corredores verdes

Em março, quatro empresas contratadas pela Prefeitura a um custo anual de R$ 2,25 milhões começaram um grande programa de plantio e manutenção de árvores, atendendo a uma demanda do Plano Diretor do Município de criar "corredores verdes".

Para fazer a ligação entre as grandes manchas de vegetação ao redor da capital e os parques e bosques urbanos, as equipes da Secretaria do Verde plantaram 32 mil mudas nos canteiros centrais de grandes avenidas e nas "ilhas" entre as pistas local e expressa da Marginal do Tietê - outras 18 mil foram plantadas por funcionários das 31 subprefeituras.

O catálogo de mudas do programa tem quase 350 espécies, com preferência para as árvores nativas - ipês amarelos, cambucis, araçás, sibipirunas etc.

As mudas vêm principalmente do Viveiro Municipal de Cotia, na Grande São Paulo, mas há também espécies adquiridas de viveiristas particulares e também de empresas em acordos de compensação ambiental pelo corte de árvores.

"Dentro de dez anos os corredores estarão formados, atraindo para a cidade aves e insetos polinizadores", disse Luiz Roberto Jacintho, técnico do Departamento de Parques e Áreas Verdes (Depave), vinculado à secretaria.

Data: 06/07/2006