Prova Brasil destaca escola municipal na Região Norte

A Escola Municipal Professor Cândido Vilhena, do município de Vigia (PA), foi a instituição melhor colocada da Região Norte na Prova Brasil, ocupando a 13ª posição no ranking nacional. Além disso, a escola ficou em primeiro lugar entre as instituições do Pará na avaliação de matemática dos alunos da 4ª série, com uma média de 252,4 pontos. Em todo o país, a média neste nível foi de 180 pontos. A escola municipal também se destacou na avaliação de português na 4ª série, ocupando o segundo lugar no ranking paraense, com 208,4 pontos.

A Escola Federal Tenente Rego Barros, de Belém, foi a segunda instituição melhor colocada da região na Prova Brasil, ocupando a 26ª posição entre as 40.920 instituições de todo o país. Além disso, ela ocupou o primeiro lugar entre as instituições do Pará na avaliação de matemática dos alunos da 8ª série, com uma média de 304,1 pontos. Em todo o país, a média neste nível foi de 237,5 pontos. A escola federal também se destacou na avaliação de português na 8ª série, repetindo o primeiro lugar na classificação paraense, com 265,1 pontos.

Em Roraima, o resultado da Prova Brasil revelou uma curiosidade. Todas as escolas que ocuparam os dez primeiros lugares do estado são de Boa Vista, a capital. Nesta unidade da Federação, foram avaliadas 108 instituições de ensino, distribuídas por 23 cidades.

No Amazonas, o Colégio Militar de Manaus foi a escola que mais se destacou no estado na Prova Brasil, ocupando a 149ª posição do ranking nacional. A instituição foi a primeira colocada entre as instituições amazonenses na avaliação de português dos alunos da 8ª série, com uma média de 285,3 pontos. Em todo o país, a média dos alunos neste nível foi de 222,6 pontos.

Prova Brasil

A Prova Brasil foi criada para oferecer informações sobre o ensino oferecido por município e por escola, individualmente. É a primeira vez no país que se faz uma prova universal para alunos de 4ª e 8ª série, o que permite ao MEC divulgar dados por estabelecimento de ensino. O objetivo da avaliação é auxiliar os governos nas decisões e no direcionamento de recursos e a comunidade escolar no estabelecimento de metas e implantação de ações pedagógicas.

A Prova Brasil faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e foi realizada em 5.398 municípios de todas as unidades da Federação. Foram avaliados 3.306.378 alunos de 4ª e 8ª série do ensino fundamental, distribuídos por 122.463 turmas de 40.920 escolas públicas urbanas com mais de 30 alunos matriculados na série avaliada. Só na Região Norte, foram avaliados 280.325 estudantes, de 3.318 instituições de ensino públicas.

Data: 06/07/2006