Parceria beneficiará Catálogo Nacional de Cursos Tecnológicos

Ocorreu na quarta-feira, 5, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), a primeira reunião entre técnicos dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia (MCT) para elaboração do Catálogo Nacional dos Cursos Superiores.

"O objetivo do MEC foi apresentar o catálogo aos representantes do MCT, para que eles preparem, a partir de uma análise detalhada do documento, um projeto de fomento ao catálogo", disse a coordenadora-geral de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Andréa de Faria Barros, responsável pela área de produção do catálogo. Ela também ressaltou a importância de contar com um ministério parceiro neste projeto. "Precisamos elaborar em conjunto políticas concretas para a otimização dos resultados que a publicação pretende alcançar, onde os maiores beneficiados serão os nossos alunos e as respectivas instituições de ensino."

O diretor da Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação do MCT, Ricardo Saur, elogiou o documento. "Uma responsabilidade do catálogo, talvez a mais importante, é que ele funcionará como guia para os alunos. Normalmente, temos aqueles jovens de 17 e 18 anos, que saem do ensino médio sem nenhuma perspectiva e orientação para o futuro", exemplificou. Segundo ele, com um bom planejamento e estudo detalhado, será possível levar determinados cursos onde estão localizadas grandes empresas, para que os alunos concluam seus estudos. "Muitas empresas sentem necessidade de profissionais especializados, prontos para o mercado."

"Os técnicos do MCT colheram importantes informações para a elaboração do projeto de fomento ao catálogo. A partir daí, serão agendadas novas reuniões para a discussão das idéias apresentadas por eles", finalizou Andréa Barros.

A secretária adjunta de Políticas de Informática, Marylin Nogueira, e o coordenador de Políticas de Informática, Antenor Corrêa, representantes do MCT, também participaram do encontro.

Catálogo

Foi encerrado no último dia 12 de junho o prazo para recebimento de sugestões ao catálogo. A Setec contabilizou um total de 206 propostas de inclusão de novos cursos e 53 pedidos de alteração dos nomes dos cursos apresentados na versão preliminar do documento, lançada em maio. A partir de 12 de junho, a Setec tem 60 dias para finalizar o processo de avaliação das propostas recebidas durante o período de consulta pública. Quando finalizada a avaliação, será lançada a versão impressa do catálogo.

Além disso, a Setec prevê revisões anuais, período em que as instituições poderão incluir novos cursos ou sugerir a alteração daqueles que já constarem do documento. Os meses de agosto e setembro foram estabelecidos por uma portaria como o período oficial para as revisões.

Os interessados em consultar a versão preliminar do documento, podem encontrá-lo na página eletrônica da Setec <http://www.mec.gov.br/setec>.

Data: 06/07/2006