topo_cabecalho
Comentário de leitor sobre matéria

Enquanto existem políticos preocupados com o gênero dos termos adotados em documentos, o aumento anunciado para as bolsas de pesquisa, ao qual foi prometido um reajuste "exorbitante" de 10 a 15% ainda não foi aprovado

Mensagem de Fabrício Sanguinetti - Doutorando em Oceanografia Física da USP

 

Ao ler essa manchete no Jornal da Ciência, mais uma vez fiquei pasmo com tamanha 'eficiência' dos nossos políticos.

Acho de extrema falta de criatividade, para não utilizar demais termos, tanto masculinos quanto femininos, que os nossos políticos estejam preocupados com o gênero dos termos utilizados em um documento oficial.

Ao invés disto, poderiam se preocupar mais com os verdadeiros problemas ao qual a população brasileira (ou será brasileira e brasileiro ???) vêm sofrendo.

Já que estamos numa revista voltada à ciência, porque não falar da do apoio que é dado as pessoas que realmente querem fazer trabalhar e fazer ciência neste país?

Enquanto existem políticos preocupados com o gênero dos termos adotados em documentos, o aumento anunciado para as bolsas de pesquisa, ao qual foi prometido um reajuste 'exorbitante' de 10 a 15% ainda não foi aprovado.

Lembro que o valor atual da bolsa é de pouco mais de R$ 1.200,00 para alguém que está no doutorado, dedicando-se ao longo de mais quatro anos.

Também é importante lembrar que apesar de tamanho esforço para sobreviver com o que o governo acredita ser justo para os futuros pesquisadores do nosso país, tais especializações não nos dão nenhuma garantia de que ao final de tudo teremos um emprego justo.

Sempre tive a convicção de que os políticos estão no governo para defender o direito dos cidadãos e aprovar leis que tenham por finalidade alcançar este objetivo, e não simplesmente enaltecer o próprio ego com leis que não vão ajudar em nada nós brasileiros.

Será a globalização? Se querem copiar os países de primeiro mundo, procurem começar a copiar à qualidade de vida, o sistema de saúde, à educação e não as futilidades internacionais.


Data: 05/07/2006