Pesquisadores do Instituto Nacional de Tecnologia (INT) desenvolvem novo modelo de computador

Projeto ficou entre os 32 finalistas do concurso internacional promovido pela Microsoft e pela ISDA (Industrial Designers Society of América)

O projeto do computador Glass Eyes, desenvolvido por dois pesquisadores da área de Desenho Industrial do Instituto Nacional de Tecnologia (INT/MCT), foi o segundo colocado na categoria Living/Lifestyle do concurso internacional promovido pela Microsoft e pela ISDA (Industrial Designers Society of América), e ficou entre os 32 finalistas do quadro geral, escolhidos por júri popular.

Ao todo, participaram do concurso 308 candidatos, distribuídos em quatro categorias.

A idéia do projeto é "aproveitar as tecnologias de projeção para criar um produto mais divertido, intuitivo e ecologicamente correto", define um dos idealizadores, Marcos Garamvolgyi.

Isso tudo é possível com a implantação de dois "olhos" - um é responsável por projetar o monitor virtual e o outro projetará um teclado sobre a mesa. Simultaneamente, os dois geram imagens tridimensionais. Em fase de detalhamento, o próximo passo é construir o modelo volumétrico do Glass Eyes.

Os bolsistas Marcos Garamvolgyi e Rubem de Floriani já pediram o registro de patente e estão em busca de parceiros tecnológicos para viabilizar o protótipo.

Data: 05/07/2006