Senado aprova financiamento de US$ 17,25 milhões para C&T no Ceará

Recursos sobem a US$ 20 milhões com a contrapartida do Governo cearense

O plenário do Senado Federal aprovou nesta terça-feira pedido de empréstimo externo para o governo do Ceará no valor de US$ 17,25 milhões para a Secretaria da C&T e Educação Superior.

Com a contrapartida do Governo do Estado, recursos somam US$ 20 milhões.

Os recursos serão destinados prioritariamente para aquisição de equipamentos de pesquisa multiusuários do Instituto Central de Pesquisa e Desenvolvimento, que recebeu este mês R$ 2,05 milhões pelo recém criado Programa Estruturante do Conhecimento.

O empréstimo foi conseguido junto ao grupo alemão MLW Intermed Handels. O primeiro embarque dos equipamentos, no total de US$ 5,8 milhões, será realizado ainda este ano.

Nesta quarta-feira, o secretário da C&T e Educação Superior, Hélio Barros, anunciou a aprovação do financiamento numa reunião na Funcap.

Participaram do encontro o presidente da Funcap, José Vitorino Souza, o diretor de Pesquisa, Erivan Melo, o vice-reitor da UFC, Ícaro de Souza Moreira, o pró-reitor de Pós Graduação e Pesquisa da Uece, José Ferreira Nunes, pesquisadores das Universidades e institutos de pesquisa, entre os quais o Nutec e a Embrapa.

"Agora estamos em condições de comprar os equipamentos, e preciso da colaboração de vocês", disse o Hélio Barros. Segundo ele, o Instituto Central de P&D deverá ser construído no campus do Pici da UFC, próximo ao Nutec, Padetec e à Embrapa, que congrega a maior densidade de pesquisadores.

Para a localização da UFC, o secretário informou que já conta com a aquiescência do reitor René Barreira.

Hélio Barros destacou a importância da contribuição dada por Fernando Galembeck, da Unicamp, e Celso Melo, da UFPE, na discussão sobre o perfil e os equipamentos do Laboratório Central de P&D, adicionalmente à colaboração da comunidade científica local.

A infra-estrutura, que tem como objetivo estimular a P&D empresarial, gerar conhecimento e inovação, a princípio contará com seis laboratórios independentes. Mas vai também trabalhar em rede com os laboratórios existentes nas Universidades e institutos.

O pedido de aprovação do empréstimo externo tramitou em regime de urgência. A matéria ainda vai a promulgação.

O Orientador da Célula de Suporte à Inovação Tecnológica da Secitece, Ricardo da Costa e Silva, informou que os catálogos dos equipamentos especificados pela comunidade acadêmica deverão chegar segunda-feira.

Será feita uma seleção por prioridade para o primeiro embarque, uma vez que o levantamento inicial foi orçado em US$ 15 milhões.

Data: 05/07/2006