Prazo para complementar documentação da Universidade Aberta vai até dia 25

As instituições federais de ensino superior (Ifes), os estados e os municípios selecionados pelo Ministério da Educação para participar da Universidade Aberta do Brasil (UAB) têm prazo até o dia 25 para complementar a documentação e assegurar a oferta de cursos de graduação a distância em 2007. A iniciativa do MEC reúne 40 universidades federais e dez centros federais de educação tecnológica (Cefets), que vão trabalhar em parceria para a oferta de 198 cursos de graduação em 312 pólos.

De acordo com a coordenadora-geral da UAB, Maria Medianeira Padoin, os estados e municípios confirmados na seleção devem encaminhar ao MEC a comprovação de sustentabilidade financeira exigida pelo programa e as Ifes têm o mesmo prazo para fazer as adequações de seus projetos. Para auxiliar os estados e municípios nas tarefas finais de montagem dos pólos, a coordenação da UAB vai oferecer, em Brasília, quatro oficinas entre os dias 13 e 18 deste mês: dia 13, para os pólos das regiões Norte e Centro-Oeste; dia 14, para o Sudeste; dia 17, para o Sul; e dia 18, para o Nordeste.

De 25 de julho até a metade de agosto, o Ministério da Educação vai reavaliar a documentação de cada projeto e fazer uma visita às instalações dos pólos. A etapa seguinte será fazer as parcerias entre as universidades federais e Cefets com os pólos. O cronograma, explica Maria Medianeira, prevê a entrada em operação de 150 pólos em março de 2007 e outros 150 em agosto, totalizando a oferta de 90 mil vagas. Cada pólo oferecerá, em média, quatro cursos de graduação. A prioridade é para as licenciaturas, mas as demandas locais e regionais de mão-de-obra e as vocações econômicas também serão consideradas. Conforme o edital, a definição dos cursos será feita pelas universidades e Cefets, que terão o acompanhamento da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC). Além das licenciaturas, entre os 198 cursos que serão oferecidos estão: desenvolvimento de sistema para a web, saúde pública, gestão de agronegócios, desenvolvimento sustentável, auditoria pública.

Recursos

Ainda no segundo semestre de 2006, as instituições que começarão os cursos em março de 2007 receberão auxílio financeiro do MEC para a produção do material didático, capacitação de professores e técnicos e para pagar as bolsas dos professores pesquisadores que produzirão o material didático. A bolsa será de R$ 1.200,00 por mês. O investimento público em 2006 será de R$ 20 milhões.

Data: 05/07/2006