Cefet-PB e Agrotécnica de Sousa têm novos diretores

Tomaram posse na última segunda-feira, 3, na Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), os diretores da Escola Agrotécnica Federal de Sousa (EAF Sousa-PB), Francisco Cicupira Filho, e do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba (Cefet-PB), José Batista de Oliveira. O primeiro pretende reunir esforços para criar na Agrotécnica o primeiro curso superior de tecnologia em agroecologia ou agroindústria. O segundo ambiciona transformar o Cefet-PB em universidade tecnológica e aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem.

EAF de Sousa

Francisco Cicupira de Andrade Filho vai lutar para que seja implantado na agrotécnica o primeiro curso superior de tecnologia. Atualmente, existem duas opções: o curso de agroecologia, pelo importante crescimento da agricultura orgânica na região; e o curso de agroindústria, voltado para a tecnologia de alimentos.

O novo diretor pretende apoiar também um projeto em andamento na EAF de Sousa: uma parceria com o Incra e a Pastoral da Terra. Através dele, são selecionados alunos de todos os assentamentos do estado para que possam melhorar seus níveis de aprendizagem na área da agropecuária e levar algo de novo para suas comunidades de forma a propiciar o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida.

A EAF de Sousa possui 33 professores, 85 técnicos administrativos e 420 alunos. Oferece atualmente dois cursos técnicos: o de agroindústria e o de agropecuária.

Cefet-PB

Considerada a mais importante escola de educação profissional da região sertaneja da Paraíba, o Cefet-PB recebe também alunos dos estados de Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte.

João Batista de Oliveira quer transformar o Cefet, num futuro próximo, numa universidade tecnológica e defende, ainda, a criação de um banco de consultores na área de engenharia. Dessa forma, poderão ser exploradas as potencialidades técnicas da instituição na prestação de serviços na Região Nordeste.

O Cefet-PB tem uma unidade em Cajazeiras, que fica a 486 km da capital. Recentemente completou 12 anos de fundação. Possui 4.300 alunos matriculados, 306 professores e 276 técnicos administrativos.

Data: 04/07/2006