Prova Brasil ao alcance de todos

Qualquer cidadão poderá conhecer o desempenho da escola pública dos seus filhos, cidade, estado e Brasil. Os dados da primeira Prova Brasil estão disponíveis na internet e serão enviados, a partir da semana que vem, às escolas que participaram

"Os dados são importantes para todos fixarem metas de desempenho na próxima edição da Prova Brasil", disse o ministro da Educação, Fernando Haddad, nesta sexta-feira, 30.

A Prova Brasil avaliou o conhecimento de língua portuguesa (foco em leitura) e matemática (foco em solução de problemas) de 3.306.317 alunos de 4a e 8a série do ensino básico da rede pública. As provas foram aplicadas em 160 mil turmas de 41 mil escolas urbanas, em 5.398 municípios, em novembro.

"A inovação do programa é transformar uma avaliação com carga passiva grande em avaliação que pretende ser mobilizadora da comunidade escolar", disse o ministro. O MEC quer estimular o compromisso de pais, professores e diretores de escolas nesse sentido.

"É a transformação da avaliação que estamos patrocinando, porque vai dar a chance de aumentar o grau de responsabilidade e compromisso, ampliar o universo de pessoas envolvidas com metas de qualidade."

Melhora

Os dados da Prova Brasil comparados aos dados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2003 indicam melhora em português e matemática na 4a série, em torno de cinco pontos; e ligeira piora em português e estabilidade em matemática na 8a série do ensino fundamental.

"Esses cinco pontos equivalem a um avanço de seis meses de estudo", analisou o ministro. "Se subirmos dez pontos a cada edição da Prova Brasil, em dez anos atingiremos uma meta ideal", disse Haddad.

Ele explicou que a melhora do ensino na 4a série se deve aos esforços de prefeitos e governadores em priorizar a educação. "Os louros da 4ª série se devem aos estados e municípios, com quem o MEC trabalha com cooperação", afirmou.

O ministro explicou que é a primeira vez no país que se faz uma prova universal para alunos de 4a e 8a série, o que permite ao MEC divulgar dados por estabelecimento de ensino.

O MEC enviará às escolas participantes um livreto e três cartazes com desenhos e mapas ilustrativos da Prova Brasil.

Os cartazes indicam dados dos alunos e escolas participantes, nos níveis nacional, estadual e municipal e da escola individualmente, nas duas séries de ensino.

O desempenho de cada escola, com a distribuição percentual de alunos e média posicionada nas duas matérias, está no material a ser enviado pelo MEC.

Pelos dados, sabe-se que a média nacional dos alunos de 4ª série das escolas estaduais ficou em 176,07 em língua portuguesa. Pontuação que cai para 171,09, para a mesma disciplina e nível de estudo nas escolas municipais.

O cartaz mostra a média das notas da disciplina e série no estado, município e escola, individualmente, o que facilita a compreensão dos resultados e o debate sobre o assunto.

Os cartazes trazem informações de modo que cada escola tenha condições de comparar seu resultado com os das escolas de características semelhantes. Já o livreto com o mapa do Brasil na capa contém informações técnicas sobre a avaliação: metodologia utilizada, o que foi avaliado, tipo de provas, exemplos de itens (questões), descrição detalhada dos níveis da escala de proficiência e sobre os dados contidos nos cartazes de resultados.

Participação

Nas escolas onde o ensino fundamental está organizado em regime de nove anos, a prova foi aplicada nas turmas de 5º e 9º ano. Escolas com menos de 30 alunos não tomaram parte.

Outras participaram, mas não da maneira proposta, como as estaduais de São Paulo, que preferiram não aplicar a prova para todos os alunos do universo estabelecido.

Em Tocantins, as provas foram danificadas por umidade, no transporte. A empresa contratada assumiu a responsabilidade e os alunos terão nova prova.

Os cartazes com mapa de desempenho da Prova Brasil devem ser afixados em locais públicos.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), Reynaldo Fernandes, explicou a diferença entre a Prova Brasil e o Saeb.

A Prova Brasil indica os resultados por escola e dá subsídios para maior pressão pelo ensino de qualidade, para mobilização e comparações de escola por escola, município por município, e níveis estaduais e nacional, enquanto o Saeb é feito por amostragem e faz uma macroavaliação do sistema educacional.

O Inep aplicou a Prova Brasil em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação. Foram mais de 20 mil colaboradores. Os alunos responderam a um questionário sobre contexto social, econômico e cultural.

Além de subsidiar o debate sobre qualidade de ensino e estabelecer metas, a Prova Brasil objetiva auxiliar os governantes no direcionamento de recursos técnicos e financeiros. As informações estão disponíveis na página eletrônica da Prova Brasil (provabrasil.inep.gov.br/).

Data: 03/07/2006