Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Física se encerram no dia 15 de Julho

O Projeto Mecânica Quântica no Ensino Médio de Cajazeiras, que é coordenado do professor Dr. Rafael Rodrigues, o qual foi aprovado pela Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza – UACEN, do Centro de Formação de Professores – CFP, da UFCG, campus de Cajazeiras, está divulgando a V Olimpíada Cajazeirense de Física, a IV Olimpíada de Física do Brejo da Paraíba e a Primeira Olimpíada de Física de Cuité, que acontecerão dentro da programação da segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF) 2006. A OBF está sendo divulgada na última linha do site www.mec.gov.br.

O professor Rafael informa que a Olimpíada Brasileira de Física é aberta aos estudantes de escolas públicas ou privadas e a premiação da primeira fase fica sob responsabilidade da escola. A primeira fase é optativa e a escola cadastrada que não participar desta fase poderá indicar no máximo três alunos por série para participar da segunda fase.

Poderão se inscrever os estudantes que estiverem regularmente matriculados no ensino médio. A prova da primeira fase será no sábado, 12 de agosto, das 13h às 17h, contendo questões de múltipla escolha e, inclusive, poderá ser
aplicada para todos os alunos. No entanto, será enviada somente uma cópia de cada prova para cada escola previamente cadastrada. A inscrição dos alunos será feita com o professor credenciado.

Cadastramento dos professores

Para credenciamento dos professores, cada escola deverá preencher o cadastro de inscrição online até o dia 15 de julho de 2006, no site www.sbfisica.org.br. As escolas que não possuírem conexão com a internet deverão solicitar o equivalente do formulário na forma impressa aos professores Mauro (mkyotoku@fisica.ufpb.br), Rafael Rodrigues
(rafael@df.ufcg.edu.br) e Deise (mdaisy@uol.com.br).

O professor credenciado da escola fará a seleção de seus alunos para participarem da segunda fase da OBF que será no sábado, 23 de setembro das 13h às 17h, contendo questões discursivas. Esta etapa estadual será classificada pelo professor Mauro Kyotoku, coordenador do evento na Paraíba. A terceira e última fase será no sábado, 11 de novembro deste ano das 9h às 11h30, nas capitais do Brasil e servirá de classificação a nível Nacional, contendo questões experimentais, cuja seleção final será feita pela Comissão Nacional da OBF.

Data: 03/07/2006