Conselho Gestor do HUAC escolhe nome para superintendência

A médica Maria das Graças Vieira (foto) recebeu 12 dos 14 votos dos integrantes do Conselho Gestor do Hospital Universitário Alcides Carneiro - HUAC/ UFCG, que estiveram reunidos na manhã de ontem, segunda-feira, 29, no Hospital Universitário, com o objetivo de escolher o nome para ocupar o cargo de superintendente, função atualmente exercida pelo professor Nilson Nogueira de Melo. Hoje, terça-feira, o professor Nilson Nogueira enviou ofício ao Reitor Thompson Mariz, comunicando a decisão do Conselho.

Na quinta-feira, dia 25 do corrente, o mesmo Conselho decidiu que o médico Evaldo Dantas da Nóbrega, permanecesse no cargo de diretor médico hospitalar do HU, função por ele desempenhada há um ano, e que o professor Nilson Nogueira de Melo, continuasse respondendo pela Direção Administrativa, atividade por ele exercida há 14 meses, e, até o dia 29 (ontem, segunda-feira), pela superintendência, quando, então, o Conselho se reuniria e indicaria um profissional para ocupar o cargo. Na ocasião, ficou definido que os dois diretores e o novo superintendente ficariam exercendo as funções até dezembro de 2005, quando deverá acontecer eleição no HU para a escolha dos novos dirigentes, que deverão tomar posse no dia 2 de janeiro de 2006. Nesta reunião, estavam presentes o Reitor Thompson Mariz, acompanhado do Pró-Reitor Administrativo, professor Alexandre Gama.

O superintendente Nilson Nogueira disse que a decisão do Conselho com relação à permanência dos dois diretores, foi "no sentido de não desestabilizar o HU até o final do ano, ao mesmo tempo em que iremos preparar o Hospital para a futura gestão. O Hospital é viável desde que haja a participação de toda a comunidade que nele trabalha e o apoio da Universidade?. Ele disse que o Hospital tem uma despesa mensal de R$ 700 mil, e hoje, há em caixa, uma disponibilidade de 1 milhão e 400 mil reais, o que permite seu funcionamento normalmente durante dois meses".

O HU foi criado em 1955, tendo, portanto, 50 anos. Hoje, o Hospital dispõe de 160 leitos, 450 autorizações de internação hospitalar - AIH, e atende a 161 municípios, sendo 80% da Paraíba, e os 20% restantes, de pacientes provenientes dos estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. Temos mais de 50 especialidades médicas em peno funcionamento, cujos serviços são prestados a cerca de 650 pessoas por dia, pela manhã e à tarde, o que totaliza aproximadamente 13 mil atendimentos por mês. Além disso, o Hospital realiza, dentre outros serviços, exames laboratoriais de análise clínica e patológica, faz procedimentos cirúrgicos, tem o setor de Infectologia, sendo o único hospital da cidade que recebe portadores do HIV.

Inauguração

Na sexta-feira, 26 do corrente, o Reitor fez uma série de inaugurações no HU, incluindo o Serviço de Infectologia, com 14 leitos, distribuídos em 6 enfermarias, sendo uma infantil, uma de isolamento e 4 comuns destinadas a adultos, e ainda 4 consultórios pediátricos que estarão disponíveis para prestar consultas ao público no Centro de Atendimento Especializado em Saúde e Ensino - CAESE, além da reativação do setor odontológico com 4 consultórios, que funcionarão pela manhã e à tarde. Ele também conheceu a área física e estrutural do Serviço de Hemodinâmica, que fará exames, diagnósticos e tratamento, nas áreas de cardiologia e neurologia. O atendimento cardíaco que é necessário para Campina Grande, será prestado a pacientes do SUS, e, segundo o médico Evaldo Nóbrega, um exame desse tipo feito particular, é superior a R$ 1.200,00.

Mais informações com o superintendente Nilson Nogueira ou com o diretor médico hospitalar, Dr. Evaldo Nóbrega, pelo fone (83) 3341.1616.

Data: 30/08/2005