topo_cabecalho
SBPC firma convênio com MEC de apoio à Reunião Anual e a Reuniões Regionais da entidade

O acordo envolve recursos da ordem de R$ 560 mil

O convênio foi assinado, nesta terça-feira pela manhã, no Ministério da Educação (MEC), em Brasília, pelo presidente da SBPC, Ennio Candotti, o secretário de Educação Básico, Francisco das Chagas Fernandes, e a diretora de Políticas Públicas do Ensino Médio, Lucia Lodi.

À tarde, a partir de 15h, Candotti foi recebido pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, com quem conversou demoradamente.

Convidado para a sessão de abertura da 58ª Reunião Anual da SBPC, em 16 de julho próximo, na UFSC, em Florianópolis, o ministro prometeu fazer o possível para ir, conciliando sua agenda.

Tema importante do encontro foi a política do MEC para o ensino médio.

Candotti reiterou a proposta apresentada pela SBPC para a criação de Oficinas de Ciência e Arte (Ocas), onde os estudantes possam realizar experiências científicas, que, por falta de infra-estrutura e apoio especializado, deixam de fazer nas escolas.

O presidente da SBPC sugeriu que as Ocas poderiam estar associadas aos pólos que estão sendo criados para a Universidade Aberta.

Haddad e Candotti trataram também do projeto de reforma do Ensino Superior.

Candotti informou que a SBPC está encaminhando ao Congresso Nacional proposta de emenda, alterando a redação do artigo 44, que dispõe sobre a composição da comissão encarregada de distribuir os recursos destinados às Instituições Federais do Ensino Superior (Ifes).

A idéia é de que essa comissão passe a ser composta por um terço de representantes do MEC e Universidades, um terço de representantes de outros ministérios e um terço de representantes da sociedade civil (Sociedades Científicas e Acadêmicas e outras).


Data: 28/06/2006