topo_cabecalho
Catálogo de cursos de tecnologia terá avaliação do MEC

Foi encerrado no último dia 12 o prazo para recebimento de sugestões ao Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. A Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) contabilizou um total de 206 propostas de inclusão de novos cursos e 53 pedidos de alteração das denominações dos cursos apresentados na versão preliminar do documento, lançada em maio pela Setec.

Segundo a coordenadora-geral de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica, Andréa de Faria Barros Andrade, a participação da comunidade acadêmica foi bastante significativa nessa primeira fase de apreciação do catálogo. Ela ressalta que a segurança e a qualidade que o catálogo proporcionará aos alunos e instituições foram os pontos mais destacados pelos acadêmicos, além, do reconhecimento social dos Cursos Superiores de Tecnologia (CST).

"Estamos iniciando o processo de avaliação das propostas, mas, desde já, percebemos algumas sugestões bastante inovadoras. O curso superior de tecnologia em bioenergia e o CST em sistemas biomédicos são algumas dessas novidades", diz Andréa.

A coordenadora conta ainda que houve uma grande demanda pelos cursos de estética, beleza e cosmetologia, que estão dentro da área de imagem pessoal, que não foi incluída na versão preliminar do catálogo. Ela afirma que se for constatado um bom conteúdo tecnológico para esses cursos, a área poderá ser incluída no documento.

A Setec tem 60 dias, contabilizados a partir do dia 12 de junho, para finalizar o processo de avaliação das propostas recebidas durante o período de consulta pública. Quando finalizada a avaliação, será lançada a versão impressa do catálogo.

Além disso, a secretaria prevê revisões anuais, período em que as instituições poderão incluir novos cursos ou sugerir a alteração daqueles que já constarem do documento. Os meses de agosto e setembro foram estabelecidos por uma portaria como o período oficial dessas revisões, começando a valer neste ano ainda.

Os interessados em consultar a versão preliminar do documento (versão eletrônica) podem encontrá-la na página eletrônica da Setec <http://www.mec.gov.br/setec>.


Data: 28/06/2006