topo_cabecalho
Especial inédito traz perfil do físico Stephen Hawking

Edição da série "Gênios da Ciência" traça retrato do teórico que revolucionou nossas concepções sobre os buracos negros e a origem do universo

Em edição especial, a Scientific American Brasil apresenta um amplo dossiê sobre o físico inglês Stephen Hawking e suas contribuições ao entendimento dos buracos negros e da origem do universo.

Embora trate de temas altamente complexos, Hawking tornou-se o cientista mais famoso de todos os tempos, um "verdadeiro ídolo pop", como frisa José Tadeu Arantes, editor do especial.

Isso se deve ao seu trabalho de divulgação científica, com a redação de best-sellers como Uma breve história do tempo, e também à coragem, perseverança e bom-humor com que tem enfrentado sua grave enfermidade degenerativa, a esclerose lateral amiotrófica, que o tornou dependente de uma cadeira de rodas elétrica e de um sintetizador de voz.

Inteiramente produzido no Brasil, esse 11º número da série "Gênios da Ciência" discorre sobre a vida e a produção científica do físico, enfatizando sua formação intelectual, sua luta contra a doença, suas relações sentimentais e sua enorme fama.

Destaque também para os artigos que aprofundam importantes tópicos relacionados à formação, tipologia e detecção dos buracos negros, aos modelos cosmológicos e à nova física do universo.

Mais informações: www.sciam.com.br


Data: 28/06/2006