Colação de grau de 110 alunos de três Centros da UFCG

Solenidade foi na quarta, 21, no auditório do Colégio das Damas

A solenidade de colação de grau de 110 alunos concluintes do Semestre 2005.2, de 13 cursos de graduação da UFCG, foi realizada, na quarta, 21, com a presença de expressivo público, que lotou o auditório do Colégio Imaculada Conceição (Damas). Colaram grau alunos do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT, Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, e Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN. O paraninfo geral das turmas concluintes foi o professor José do Patrocínio Tomaz Albuquerque, já aposentado, que pertenceu ao quadro da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia do CTRN. O Diretor do CEEI, professor Wellington Santos falou em nome do todos os diretores de Centros.

O orador das turmas concluintes foi o aluno do curso de graduação em Engenharia Civil, do CTRN, Marcelo Dantas Vilar Filho, e o juramento foi prestado pela aluna do curso de Licenciatura em Matemática, do CCT, Luana Rodrigues Kojuch. Dois alunos foram homenageados com o Prêmio “Átila Almeida”, pelo melhor desempenho obtido durante o semestre 2005.2, dentre os alunos concluintes dos três Centros: o graduando de Engenharia Elétrica Jayrama Sundar Santana, em primeiro lugar, e, no segundo lugar, o concluinte do curso de Ciência da Computação Raul Fernandes Herbster.

Estavam presentes à mesa: o Vice-reitor da UFCG, professor José Edílson Amorim, representando o Reitor, professor Thompson Fernandes Mariz; o professor Bráulio Maia Júnior, Diretor do CCT; o professor Wellington Santos, Diretor do CEEI; o professor João Batista Queiroz de Carvalho, Diretor do CTRN; o professor José do Patrocínio Tomaz Albuquerque, paraninfo geral das turmas concluintes; o Sr. Mário Araújo, representando o governador Cássio Cunha Lima, e o Sr. Inácio Macedo, representando o prefeito Veneziano Vital do Rego.

Colaram grau alunos dos cursos de graduação dos seguintes Centros: CCT - Desenho Industrial, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática; CEEI - Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, e do CTRN - Engenharia Civil, Meteorologia, Engenharia de Minas e Engenharia Agrícola.

Quem é o professor José do Patrocínio Tomaz Albuquerque

O professor José do Patrocínio Tomaz Albuquerque nasceu na vizinha cidade de Remígio, situada no Agreste paraibano. Fez o curso primário no Grupo Escolar Estadual Dr. Cunha Lima Filho, daquela cidade, e iniciou o curso Ginasial no Colégio Pio XI, em Campina Grande, em 1951, transferindo-se, em seguida para o Colégio Marista Pio X, em João Pessoa. Ali concluiu o ginásio e o científico. Em 1959, ingressou no curso de Geologia da UFPE, em Recife, motivado por uma bolsa de estudos do Governo Federal, que atenuaria as dificuldades de seu pai, pequeno comerciante, em manter 5 filhos em colégios da capital e de Areia. Formou-se em 1962.

Iniciou sua vida profissional na recém-criada SUDENE, onde ingressou em 1963, logo enveredando para o ramo da hidrogeologia e recursos hídricos, no afã de ajudar o Nordeste a superar o problema da seca. Na SUDENE de então, participando ativamente de seus projetos, programas e ações, conheceu, geográfica e profissionalmente, boa parte do Nordeste, desde Alagoas até parte do Piauí. Em fins de 1974, com a redução das atividades da SUDENE, fez concurso de provas e títulos para professor assistente da disciplina "Geologia Aplicada à Engenharia" do curso de Engenharia Civil da UFPB, em João Pessoa. Aprovado, foi convidado pelo Reitor, o professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, para ajudar na criação do curso de Engenharia de Minas, em Campina Grande. Foi o primeiro coordenador do referido curso, ministrou as cadeiras de Geologia Geral, Geologia do Brasil e Hidrogeologia, ampliou suas atividades docentes, ministrando disciplinas nos cursos de Engenharia Agrícola  e de Engenharia Civil; fez o Mestrado em Engenharia Civil / Área de Concentração Recursos Hídricos e ministrou a disciplina Água Subterrânea no Mestrado.

O professor José do Patrocínio Tomaz Albuquerque é autor e co-autor de 63 trabalhos (59 artigos e 4 livros) publicados em periódicos, anais de Congressos, Boletins e outras Publicações Nacionais e Internacionais (8 artigos sobre água subterrânea do Nordeste), destacando-se o Inventário Hidrogeológico do Nordeste (Folhas Jaguaribe SE, Paraíba SO e Recife NO) e os Mapas Hidrogeológicos respectivos (1969, 1976 e 1978) e a Sinopse da Geologia da Folha Seridó (1970). Autor ou participante de vários trabalhos técnicos, com destaque para o Plano de Aproveitamento Integrado dos Recursos Hídricos do Nordeste - PLIRHINE (1980), Plano e Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado da Paraíba (1993-1994), Projeto ÁRIDAS (1994), Plano Estadual de Recursos Hídricos de Estado da Paraíba - PERH/PB (2003-2005), entre outros.

Aposentado desde 1992, não se afastou da Universidade e atua voluntariamente como pesquisador na Área de Engenharia de Recursos Hídricos da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, disponibilizando, generosamente, a sua vasta experiência profissional nos projetos em que participa.

Data: 27/06/2006