Instituto será instalado no HUAC

A partir do Into, o Hospital Universitário Alcides Carneiro irá oferecer, gratuitamente, cirurgias e próteses ortopédicas hoje no valor de até R$ 90 mil

O Ministério da Saúde vai instalar em Campina Grande, precisamente no Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC), uma representação do Instituto Nacional de Trauma-Ortopedia (Into). Com a implantação do Into, a cidade passará a oferecer, através do Sistema Único de Saúde (SUS), cirurgias e próteses na área de Ortopedia, envolvendo procedimentos eletivos, hoje só realizados no município de Recife (PE) ou no âmbito particular, pelo valor de até R$ 90 mil.

De acordo com o diretor do HUAC, Evaldo Dantas da Nóbrega, o projeto está sendo implantado em vários hospitais do país, com prioridade para as unidades públicas de saúde, a exemplo do Hospital Universitário, em cumprimento à Lei 8.080/90. O Instituto terá uma verba anual de R$ 2,3 milhões do SUS. O Into vai beneficiar também o HUAC no treinamento de médicos-cirurgiões, enfermeiras, auxiliares e técnicos de raio-x, conforme garantiu Nóbrega.

Segundo Evaldo Nóbrega, a proposta foi feita pelo diretor do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde na Paraíba, Gentil Venâncio Palmeira Filho. Por possuir o município, gestão plena na Saúde, ele falou que o aval para o funcionamento do Into está dependendo apenas de uma reunião entre a sua pessoa, o representante do MS, Gentil Filho; o secretário de Saúde do Município, Metuselá Agra; o prefeito Veneziano Vital do Rêgo; e o reitor da Universidade Federal de Campina Grande, Thompson Fernandes Mariz.

A estimativa é de que até o final deste ano, o Into seja instalado no HUAC. Na Paraíba, além de Campina Grande, será instalado um similar do Into em João Pessoa, segundo Nóbrega. O diretor afirmou ainda que as próteses serão custeadas pelo MS e posteriormente, descontas em AIHs.

Visita

A recente visita do reitor da UFCG, Thompson Mariz, e do diretor do HU, Evaldo Nóbrega, rendeu a promessa de novos equipamentos para a unidade de saúde que serão instalados nas UTIs Infantil e Adulto. A direção do hospital foi aconselhada a elaborar um projeto para a aquisição de nove respiradores junto ao MS, no valor aproximado de R$ 35 mil cada, e também nove oxímetro de pulso, calculado em R$ 8 mil cada, perfazendo o total de quase 400 mil.

O pleito foi conquistado graças à interseção do ex-secretário de Saúde do Município, André Luís Bonifácio, hoje diretor do Departamento de Apoio à Descentralização da Saúde, no Ministério da Saúde, em Brasília. Segundo Nóbrega, ele fez a ponte entre os representantes do HU campinense e o órgão nacional, para a conquista dos aparelhos, conduzindo-os até o diretor do Departamento de Atenção Especializada, Amâncio Paulino de Carvalho.

Rubrica

Evaldo Nóbrega informou também que o reitor Thompson Mariz conseguiu ainda em Brasília, junto ao Ministério da Educação, por meio do diretor Nelson Marculan, a mudança da rubrica de custeio da UFCG, hoje de R$ 788 mil por ano, transformando-a em verba para capital e mobilização, garantindo assim com ela, a compra também de equipamentos para o HUAC. A verba era destinada apenas ao pagamento de fornecimento de água, luz, telefone, entre outros serviços.

Com a conquista, o Hospital Universitário poderá adquirir aparelhos como Eco-Cardiógrafo para o estudo da anatomia do coração, bem como radiografia para o tratamento dos problema de esôfago, estômago, duodeno intestinal, diagnóstico dos rins e vias urinárias, hoje inexistente na unidade. O HU terá condições também de realizar cirurgias vídeo-laparóspica em ginecologia e cirurgia em geral, o que será muito bom para a cidade, segundo o diretor.

Data: 21/06/2006