Colação de grau de 110 alunos de três Centros da UFCG

Solenidade será às 19h no auditório do Colégio das Damas

A solenidade de colação de grau de 110 alunos concluintes do Semestre 2005.2, de 13 cursos de graduação da UFCG, vai acontecer às 19h desta quarta, 21 de junho, no auditório do Colégio Imaculada Conceição - Damas (foto)), localizado na Praça da Bandeira, nº 23, Centro, Campina Grande, PB. Na ocasião, serão homenageados os dois melhores alunos, que receberão o prêmio “Átila Almeida”. Colarão grau alunos do Centro de Ciência e Tecnologia - CCT, Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI, e Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN. O paraninfo geral das turmas concluintes é o professor José do Patrocínio Tomaz Albuquerque, já aposentado, que pertenceu ao quadro da Unidade Acadêmica de Mineração e Geologia do CTRN.

O orador das turmas concluintes será o aluno do curso de graduação em Engenharia Civil, do CTRN, Marcelo Dantas Vilar Filho, e o juramento vai ser prestado pela aluna do curso de Licenciatura em Matemática, do CCT, Luana Rodrigues Kojuch. Os dois alunos que serão homenageados como Prêmio “Átila Almeida”, pelo melhor desempenho obtido durante o semestre 2005.2, dentre os alunos concluintes dos três Centros, são, em primeiro lugar, o graduando de Engenharia Elétrica, Jayrama Sundar Santana, e, no segundo lugar, o concluinte do curso de Ciência da Computação Raul Fernandes Herbster.

Convite

O convite para que os membros da comunidade acadêmica, familiares de concluintes, autoridades de diversos setores da sociedade, dentre outros compareçam a esta sessão solene, está sendo feito pelo Magnífico Reitor da Universidade Federal de Campina Grande, professor Thompson Fernandes Mariz, e pelos Diretores do Centro de Ciências e Tecnologia, professor Bráulio Maia Júnior, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática, professor Wellington Santos Mota, e do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, professor João Batista Queiroz de Carvalho.

Colarão grau alunos dos cursos de graduação dos seguintes Centros: CCT - Desenho Industrial, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática; CEEI - Engenharia Elétrica e Ciências da Computação, e do CTRN - Engenharia Civil, Meteorologia, Engenharia de Minas e Engenharia Agrícola.

Quem é o professor José do Patrocínio Tomaz Albuquerque

O professor José do Patrocínio Tomaz Albuquerque nasceu na vizinha cidade de Remígio, situada no Agreste paraibano. Fez o curso primário no Grupo Escolar Estadual Dr. Cunha Lima Filho, daquela cidade, e iniciou o curso Ginasial no Colégio Pio XI, em Campina Grande, em 1951, transferindo-se, em seguida para o Colégio Marista Pio X, em João Pessoa. Ali concluiu o ginásio e o científico. Em 1959, ingressou no curso de Geologia da UFPE, em Recife, motivado por uma bolsa de estudos do Governo Federal, que atenuaria as dificuldades de seu pai, pequeno comerciante, em manter 5 filhos em colégios da capital e de Areia. Formou-se em 1962.

Iniciou sua vida profissional na recém-criada SUDENE, onde ingressou em 1963, logo enveredando para o ramo da hidrogeologia e recursos hídricos, no afã de ajudar o Nordeste a superar o problema da seca. Na SUDENE de então, participando ativamente de seus projetos, programas e ações, conheceu, geográfica e profissionalmente, boa parte do Nordeste, desde Alagoas até parte do Piauí. Em fins de 1974, com a redução das atividades da SUDENE, fez concurso de provas e títulos para professor assistente da disciplina "Geologia Aplicada à Engenharia" do curso de Engenharia Civil da UFPB, em João Pessoa. Aprovado, foi convidado pelo Reitor, o professor Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque, para ajudar na criação do curso de Engenharia de Minas, em Campina Grande. Foi o primeiro coordenador do referido curso, ministrou as cadeiras de Geologia Geral, Geologia do Brasil e Hidrogeologia, ampliou suas atividades docentes, ministrando disciplinas nos cursos de Engenharia Agrícola  e de Engenharia Civil; fez o Mestrado em Engenharia Civil / Área de Concentração Recursos Hídricos e ministrou a disciplina Água Subterrânea no Mestrado.

O professor José do Patrocínio Tomaz Albuquerque é autor e co-autor de 63 trabalhos (59 artigos e 4 livros) publicados em periódicos, anais de Congressos, Boletins e outras Publicações Nacionais e Internacionais (8 artigos sobre água subterrânea do Nordeste), destacando-se o Inventário Hidrogeológico do Nordeste (Folhas Jaguaribe SE, Paraíba SO e Recife NO) e os Mapas Hidrogeológicos respectivos (1969, 1976 e 1978) e a Sinopse da Geologia da Folha Seridó (1970). Autor ou participante de vários trabalhos técnicos, com destaque para o Plano de Aproveitamento Integrado dos Recursos Hídricos do Nordeste - PLIRHINE (1980), Plano e Gerenciamento dos Recursos Hídricos do Estado da Paraíba (1993-1994), Projeto ÁRIDAS (1994), Plano Estadual de Recursos Hídricos de Estado da Paraíba - PERH/PB (2003-2005), entre outros.

Aposentado desde 1992, não se afastou da Universidade e atua voluntariamente como pesquisador na Área de Engenharia de Recursos Hídricos da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, disponibilizando, generosamente, a sua vasta experiência profissional nos projetos em que participa.

Data: 21/06/2006