Inaugurações no HU

Na manhã de hoje, sexta-feira, 26, o Reitor Thompson Fernandes Mariz participou de três inaugurações no Hospital Universitário Alcides Carneiro - HUAC/UFCG, incluindo o Serviço de Infectologia, com 14 leitos, distribuídos em 6 enfermarias, sendo uma infantil, uma de isolamento e 4 comuns, destinadas a adultos, e ainda 4 consultórios pediátricos, um fraldário e uma sala de recepção, que estarão disponíveis para prestar consultas ao público no Centro de Atendimento Especializado em Saúde e Ensino - CAESE, além da reativação do setor odontológico com 4 consultórios. O investimento foi na ordem de R$ 50 mil, recursos provenientes do Ministério da Saúde, secretarias de Saúde do Estado da Paraíba e do município de Campina Grande, e do próprio HU.

Em breve, o HU vai inaugurar o Serviço de Hemodinâmica, que fará exames, diagnósticos e tratamento, nas áreas de cardiologia e neurologia. O atendimento cardíaco que é necessário para Campina Grande, será prestado a pacientes do SUS, e, segundo o diretor médico hospitalar do HU, Evaldo Nóbrega, “um exame desse tipo feito particular, é superior a R$ 1.200,00”. Na ocasião, os presentes à solenidade conheceram toda área física e receberam informações dos médicos Evaldo Nóbrega e Antenor Fernandes, e do superintendente Nilson Nogueira, sobre a estrutura que está sendo montada para o funcionamento desse serviço.

Setor Odontológico - O Setor Odontológico foi o primeiro a ser inaugurado. O Reitor Thompson, Nilson Nogueira, Geraldo Medeiros e Ricardo Cavalcante destacaram a importância do atendimento prestado à população, considerando esse trabalho como essencial e prioritário, principalmente para as pessoas carentes que necessitam de atendimento de qualidade, o qual é realizado pelos melhores profissionais da odontologia de Campina Grande, a exemplo do odontólogo João Lucas, presente à inauguração.

Ala de Infectologia - A Ala de Infectologia recebeu o nome do médico José Araújo Sobrinho. Os discursos realçaram a importância do serviço prestado à comunidade, e também o trabalho profissional, humano e a dedicação do homenageado para com os pacientes e o Hospital. Em espaço físico ao lado da Ala, estavam alguns quadros pintados em óleo sobre tela por pacientes do HU. Um apoio fundamental para o funcionamento da infectologia foi oferecido pela ONG Rede Nacional de Pessoas Convivendo com a AIDS/HIV de Campina Grande, que doou mais de 50 lençóis ao Hospital.

Na Pediatria, os dirigentes universitários reafirmaram, em suas falas, a importância do trabalho desenvolvido em prol da saúde das crianças de Campina Grande e dos municípios circunvizinhos.

Estavam presentes, além das autoridades citadas, o chefe de gabinete do Reitor, Eduardo Jorge Lira Bonates, a professora Aliana Guimarães, o presidente do CRM - Regional de Campina Grande, José Noberto da Silva, os médicos Maria das Neves, Andréa Barros, Aline Motta, o psicólogo Eugênio Felipe, o engenheiro Rui Trindade, entre outros, além de professores, funcionários do Hospital e parentes dos pacientes.

Um brilho especial dentro da programação, foi a apresentação de músicas da MPB pelos garotos do grupo de flauta Sementes do Amanhã, do sítio São Januário, localizado próximo à Vila dos Teimosos. O trabalho integra o Projeto Sexta-feira Light, desenvolvido pelo HumanizaHUAC.

O HU foi criado em 1955, tendo, portanto, 50 anos. Hoje, o Hospital dispõe de 160 leitos, 450 autorizações de internação hospitalar - AIH, e atende a 161 municípios, sendo 80% da Paraíba e 20% dos estados de Pernambuco e do Rio Grande do Norte. A população dispõe de mais de 50 especialidades médicas que atende a cerca de 650 pessoas por dia, pela manhã e à tarde, totalizando, aproximadamente, 13 mil atendimentos por mês. Além disso, o Hospital realiza, dentre outros serviços, exames laboratoriais de análise clínica e patológica, faz procedimentos cirúrgicos, tem o setor de Infectologia, e é o único hospital da cidade que recebe portadores do HIV.

Data: 26/08/2005