topo_cabecalho
Japão consegue maioria por volta da caça à baleia

País quer derrubar a moratória internacional que protege o animal há 20 anos

O Japão obteve os votos que vão lhe dar o controle sobre a CIB (Comissão Internacional da Baleia) em sua campanha para retomar a caça comercial desses mamíferos marinhos.

A nação, líder da campanha pró-caça, garantiu o apoio de mais três países pequenos -Guatemala, Camboja e Ilhas Marshall-, o que lhe dará a maioria simples (51%) dos votos na reunião da comissão na sexta-feira. O país quer derrubar a moratória internacional que protege o animal há 20 anos.

Essa posição ainda não permitiria ao Japão derrubar o embargo -o que requer 76% dos votos, mas deve possibilitar que o país amplie sua cota de "caça científica", rubrica atual da atividade comercial.

Os japoneses são acusados de oferecer ajuda econômica para persuadir pequenos países a aderirem a sua posição na CIB. O Japão nega compra de votos, diz que a caça é "sustentável" e que algumas baleias são pragas no mar.

Países contra a caça -como EUA, Brasil, Reino Unido- tentam conseguir mais aliados para manter a maioria no encontro da CIB deste ano, em Saint Kitts e Nevis, no Caribe.


Data: 14/06/2006