Aula inaugural da Universidade Aberta do Brasil, no dia 30 de junho

Adiada para 30 de junho, às 10h, a aula inaugural do curso de Administração a distância da Universidade Aberta do Brasil. O curso é experiência-piloto, realizada em parceria com o Banco do Brasil, que envolve um consórcio de Universidades públicas federais e estaduais de dezoito estados e do Distrito Federal. A meta é atender a 9,5 mil alunos que teriam chances menores de estudar nessas instituições pelo processo tradicional de seleção.

Quinze instituições já divulgaram a lista dos selecionados, que está no site da Universidade Federal de Santa Catarina: http://www.portaladm.ufsc.br/xmask.php.

A instituição catarinense divulgou nesta terça-feira, a data de matrícula para os candidatos classificados. Ela será realizada no dia 21 deste mês, de 14h às 21:30h, e no dia 22, de 8h às 12h, no respectivo pólo de classificação. O curso terá duração de quatro anos e uma metodologia de estudo que combina material impresso, áudios, vídeos, multimídia, Internet, videoconferências e fóruns.

O objetivo é permitir que os alunos façam uma construção autônoma e crítica do conhecimento. Cada Universidade definirá os locais dos pólos regionais de apoio e a infra-estrutura para atendimento aos estudantes. Eles serão acompanhados por uma tutoria ativa que, aliada à informática, permitirá o monitoramento do desempenho e o fluxo de atividades, facilitando a identificação de dificuldades de aprendizagem.

A implantação da Universidade aberta é modelo alternativo de inclusão no ensino superior para jovens e profissionais sem muito tempo de freqüentar aulas presenciais. No próximo ano, o MEC pretende atingir com a Universidade Aberta do Brasil cerca de 100 mil pessoas de todos os estados.

Data: 16/06/2006