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Especial 6 - ELEIÇÃO DOS CENTROS

Centro de Ciência e Tecnologia - CCT

Carta-Programa

Chapa: EDIMAR e REGINALDO

UM CCT DINÂMICO, CONSCIENTE E REVIGORADO

A criação de dois novos Centros (CEEI e CTRN), em função do desmembramento do CCT, implica no compromisso de que é preciso, a partir de agora, contar com um CCT DINÂMICO, CONSCIENTE E REVIGORADO, com destaque para o fato de que não se pode pensar na quebra na referência da competência instalada do CCT, junto ao governo federal, à sociedade, às agências de fomento e institutos similares. Ao mesmo tempo, a proposta para administrar o novo CCT não pode ser tratada como um simples processo de gerenciar um Centro fragilizado pelo desmembramento.  Na verdade, o principal desafio será o de administrar um Centro com um projeto acadêmico que inspire e oriente as ações e que seja coerente tanto com o desejo de contar com um Centro/Universidade mais democrático e de qualidade, que atenda às expectativas e anseios da sociedade. Precisamos ter uma administração dotada de iniciativa que, com visão e compromisso acadêmico, mostre-se capaz de liderar a formulação de um projeto institucional e de apoiar iniciativas dos que constroem hoje, o futuro do CCT e, portanto, da nossa UFCG.

É preciso reafirmar, cotidianamente, a importância da universidade pública, gratuita e de qualidade para as políticas de inclusão social e para o desenvolvimento do país. Neste sentido, as potencialidades apresentadas pelo novo CCT, em que pesem as dificuldades que deverá enfrentar, são muito boas, pela significativa qualificação do seu corpo docente, composto por cerca de 93,2 % são mestres ou doutores, pelo seu competente quadro técnico-administrativo e corpo discente. Por isso, o CCT se destaca no cenário regional, com cursos de graduação em várias áreas do conhecimento e com uma pós-graduação de destaque, com grandes perspectivas de crescimento.

Portanto, levando em consideração essas potencialidades, apresentamos à comunidade universitária nossa proposta de projeto institucional para o CCT, tendo como referenciais os seguintes pontos programáticos:

GRADUAÇÃO # GRADUAÇÃO # GRADUAÇÃO # GRADUAÇÃO # GRADUAÇÃO #

Ações, junto às Unidades Acadêmicas, visando a conclusão dos Projetos Político-Pedagógicos de todos os Cursos do Centro;
Consolidar o Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Metodologias Inovadoras de Ensino, notadamente as relacionadas com o uso de novas tecnologias;
Elaborar e implementar um Programa de Recuperação dos Laboratórios Didáticos;
Dar continuidade à política de incentivo à produção de textos didáticos;
Apoiar a criação de novas Empresas Juniores e a consolidação das já existentes;
Incentivar programas de atividades complementares às estruturas curriculares dos cursos
Elaborar e implantar um Programa de Acompanhamento Pedagógico, com o objetivo de reduzir a retenção e evasão nos Cursos;
Apoiar as atividades dos programas PROBEX, PIBIC e de Monitoria.

# PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA # PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA #

Envidar esforços no sentido de atualizar o acervo das Bibliotecas Setoriais;
Promover ações visando a criação de um novo programa de pós-graduação na área de Engenharia Mecânica;
Promover ações visando a criação de um programa de pós-graduação na área de Física;
Continuar o processo de consolidação do Programa de Engenharia de Processos e, paralelamente, implementar ações visando a criação do Mestrado;
Promover ações visando a criação de Doutorados em Matemática, em Engenharia de Materiais e em Engenharia Química;
Consolidar o Programa regular de Cursos de Pós-graduação lato sensu em áreas temáticas de interesse da comunidade;
Ampliar a política de parcerias com instituições públicas e privadas, visando o apoio à pesquisa;
Ampliar o número de Convênios de Cooperação Internacional;
Incentivar a publicação de trabalhos técnico-científicos em periódicos nacionais e internacionais;
Apoiar a realização de eventos técnico-científicos.

# EXTENSÃO # EXTENSÃO # EXTENSÃO # EXTENSÃO #

Apoiar e incentivar o desenvolvimento de Projetos que atendam às demandas do setor industrial e de serviços;
Reativar e publicação da Revista de Tecnologia ?INTERAÇÃO?;
Consolidar o Programa de Educação Continuada (PEC/CCT), mediante o oferecimento regular de cursos de treinamento, aperfeiçoamento e especialização;
Ampliar a integração com os setores da comunidade e da sociedade civil organizada;
Criar condições para o oferecimento de cursos a distância;
Consolidar o Programa de Estágio Docente em Empresas;
Aperfeiçoar o Sistema de Informações das Potencialidades Tecnológicas (SINPTEC/CCT);
Consolidar o Programa de Apoio a Difusão e Inovação Tecnológica (PADITEC/CCT);


#ATIVIDADES MEIO # ATIVIDADES MEIO # ATIVIDADES MEIO #

Promover ações visando à imediata composição e instalação das Unidades Acadêmicas do Centro (UAME), (UAEM), (UADI), (UAEMa), (UAEQ) e (UAF);
Instalar os Conselhos Superiores do Centro (CONSAD e CEPE);
Promover ações visando à escolha dos representantes do Centro junto aos Conselhos Superiores da UFCG;
Promover ações visando transformar o Centro em uma unidade gestora autônoma;
Lutar pela ampliação do número de contratações de Professores para o quadro permanente, tendo-se como referencial o número de aposentadorias efetivadas nos últimos anos;
Concluir as obras do novo bloco e viabilizar a aquisição de infra-estrutura material para que a Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística (UAME) possa  funcionar nas novas instalações;
Envidar esforços junto à Reitoria e respectivas Pós-Reitorias no sentido de atualizar e ampliar o acervo da Biblioteca Central, de forma que venha a atender à demanda dos alunos dos Cursos de Graduação e de Pós-Graduação do Centro;
Elaborar um Plano Diretor visando otimizar e ampliar a infra-estrutura física do Centro;
Elaborar um Portifólio do Centro que contenha dados e informações sobre a instituição e seus Cursos de Graduação e de Pós-Graduação;
Incentivar a elaboração de projetos visando à obtenção de recursos financeiros junto aos  Fundos Setoriais, objetivando a recuperação e ampliação da infra-estrutura física de laboratórios didáticos e de pesquisa;
Esforços no sentido de que sejam concluídos os serviços do bloco onde deverá funcionar a área de expressão gráfica da UAEM e viabilizar a aquisição de infra-estrutura material de forma que seja possível o seu funcionamento;
Estimular a capacitação de docentes e servidores técnico-administrativos;
Melhorar as condições de ambiência das Unidades Acadêmicas;
Continuar a política de informatização e de realização de ?up grade? em computadores dos diversos Setores do Centro, incluindo sala de professores e laboratórios;
Informatizar procedimentos administrativos que agilizem a tomada de decisão, desdobrando a experiência para todas as Unidades Acadêmicas;
Promover uma maior descentralização administrativa;
Retomar o processo de criação da Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção;
Estimular a prática do Planejamento Estratégico nas Unidades Acadêmicas do Centro;
Promover ações visando uma maior interação entre os Centros que fazem a UFCG.


Data: 26/08/2005