topo_cabecalho
Brasil poderá ter em breve levantamento inédito sobre o total dos investimentos federais em ciência e tecnologia

Conselho Nacional de C&T (CCT) e Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE/MCT) organizam seminário sobre "Dispêndios e Investimentos em C&T"

A reunião preparatória realiza-se na tarde desta quarta-feira, a partir de 14:30h, na sede do CGEE/MCT, em Brasília, com a participação de cerca de 20 pessoas.

O seminário foi proposto pela Comissão de Acompanhamento e Orçamento do CCT, coordenada pelo presidente da SBPC, Ennio Candotti, e tem por objetivo levantar o conjunto de recursos federais destinados aos programas de desenvolvimento científico e tecnológico.

Trata-se de mapear tudo o que o Governo federal aplica em C&T e avaliar os seus resultados - tarefa possivelmente inédita na história do Brasil.

A idéia é, por exemplo, alinhar os fundos dedicados a fomentar atividades de C&T existentes nos vários ministérios (Agricultura, Comunicações, Trabalho, Energia, Transportes e outros, além, obviamente, do MCT e do MEC) e verificar seu impacto no sistema produtivo do país.

Candotti supõe que haja mais recursos destinados às Ciências Sociais do que normalmente se pensa. Se for verdade, será uma boa notícia.

A reunião preparatória deve definir a metodologia e os conteúdos que orientarão as apresentações a serem feitas no seminário, cuja data ainda não foi marcada, mas que provavelmente se realiza em julho próximo.

É um encontro de certo vulto, já que deve reunir, no mínimo, representantes de 13 ministérios, o coordenador da Comissão de Acompanhamento e Orçamento do CCT, assessores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e do CGEE, além do coordenador geral da Secretaria do CCT, Lincoln da Silva Gimenes.

Todo o levantamento será, logo a seguir, apresentado ao presidente da República, numa próxima reunião plenária do CCT.


Data: 14/06/2006