UFCG disponibiliza acervos de suas bibliotecas via internet

A Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, colocou em disponibilidade, via online, todo o acervo das bibliotecas dos campi de Campina Grande, Patos e Sousa, e dentro de curto espaço de tempo, também disponibilizará o acesso ao acervo da biblioteca localizada no campus de Cajazeiras. O acesso é fácil e pode ser realizado através da página www.ufcg.edu.br, onde está localizado o item Biblioteca Online, no lado superior direito da página. Daí por diante, o usuário deve seguir todas as instruções para obter as informações desejadas. O trabalho de disponibilizar o acervo online foi implantado pelo Serviço de Tecnologia de Informação - STI / UFCG, que é coordenado pelo analista de sistemas José Leônidas Maciel (foto). O acesso para consulta aos acervos das bibliotecas pode ser feito pelo autor, título ou assunto.

Todo o acervo das bibliotecas está catalogado seguindo o padrão MARC, usado internacionalmente para catalogação de documentos bibliográficos.

A implantação deste serviço, além de facilitar o acesso dos usuários da própria Universidade, ou de qualquer outro setor da sociedade, representa um avanço da Instituição em termos tecnológicos e atende a uma antiga reivindicação da comunidade acadêmica de todos os campi.

Esse serviço de consulta online às bibliotecas, e também o de acompanhamento de processos que estão tramitando no Protocolo da UFCG, foi disponibilizado em função da modernização do parque de informática da Universidade, que adquiriu três novos servidores de base de dados, que têm a capacidade de atender à demanda atual da Instituição.

A implantação do serviço de informatização no Protocolo foi um trabalho desenvolvido pelo Serviço de Tecnologia da Informação - STI, e permite não só o registro e emissão da etiqueta de controle de processo, mas também a consulta por internet dos mesmos.

Futuramente, a UFCG vai oferecer novos serviços via online, a exemplo da catalogação e circulação (empréstimo informatizado) em todas suas bibliotecas.

Data: 14/06/2006